O setor de franquias cresceu 8,4% no segundo trimestre de 2018, é o que indicam os dados obtidos na Pesquisa Trimestral de Desempenho do Franchising, realizada pela ABF (Associação Brasileira de Franchising). Nesse crescimento, a região sudeste teve a participação mais expressiva, representando 54,4% do total de novas unidades.
O sudeste também foi responsável por 56,8% do faturamento de todo o franchising brasileiro, durante o período ao qual corresponde a pesquisa. De todos os estados dessa região, o de maior destaque foi São Paulo, com participação de 34,4% nas novas unidades e faturamento de R$37,8%.
Tendo em vista o cenário favorável, a rede Sapatilha na Sacola, especializada em vendas de calçados femininos, tem mantido seu ritmo de expansão pelo estado, chegando recentemente a Itaquaquecetuba e Campos do Jordão.
Localizada na região metropolitana de São Paulo, Itaquaquecetuba foi carinhosamente apelidada de “Itaquá” por seus habitantes. Com aproximadamente 366.519 moradores, segundo a estimativa de 2018, feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Itaquaquecetuba está interligada, através da Rodovia Ayrton Senna aos municípios de Mogi das Cruzes, Poá, Suzano, Ferraz de Vasconcelos e Arujá.
Em breve a cidade abrigará em breve uma promissora unidade da Sapatilha na Sacola, em localização privilegiada, a nova loja funcionará no box 2 do Supermercado Takahashi, situado na Avenida Ítalo Adami, número 800, Vila Ursulina. Kauê Wesley, proprietário da franquia de Itaquaquecetuba, explica que o suporte oferecido pela franqueadora foi o fator determinante para a escolha pela marca e ressalta suas expectativas em relação à marca “Estamos começando juntos, nós da unidade de Itaquá e a rede, uma nova história, nossas expectativas são as melhores possíveis e esperamos futuramente, adquirir mais unidade da franquia.”, reitera o empreendedor.
Em Campos do Jordão, a franquia da Sapatilha na Sacola é do modelo Home Select, formato que independe de espaço físico e na qual o atendimento é prestado de forma personalizada com a vendedora visitando o cliente em seu local de escolha. Para isso o franqueado recebe um kit inicial com papelaria, agenda, malas de apresentação, tapete vermelho e estoque inicial, além de todo o suporte e treinamento necessário para realizar a operação.
O município, que fica na Serra da Mantiqueira e integra a região metropolitana do Vale do Paraíba e sua população estimada é de 51.763 habitantes, de acordo com dados de 2018 fornecidos pelo IBGE. Popularmente conhecida como a “Suíça Brasileira”, devido a sua arquitetura, baseada em construções europeias e pelo clima, geralmente frio, a cidade é berço de um público seleto, que procura por calçados elegantes e de qualidade, demanda que pode ser perfeitamente atendida pela rede Sapatilha na Sacola.
Vanessa Oliveira, responsável pela franquia de Campos do Jordão afirma que a qualidade do produto e seus modelos diferenciados chamaram sua atenção e comenta sobre a as vantagens oferecidas aos franqueados pela marca “Uma das vantagens que encontrei foi a oportunidade de ter meu próprio negócio, além da possibilidade de oferecer produtos de qualidade a um preço mais acessível com flexibilidade no atendimento, visto que muitas pessoas não conseguem ir até o centro da cidade fazer suas compras”, complementa a empresária.
Sobre suas expectativas em relação ao negócio, Vanessa enfatiza “Minha expectativa é divulgar a marca ao maior número possível de pessoas, me tornar referência em minha região e futuramente ter a loja física.”.
Responsável pela formatação da Sapatilha na Sacola, o CEO do Grupo ATNZO, Lucas Atanazio Vetorasso explica sobre a produtividade do estado de São Paulo para o mercado nacional de franchising “São Paulo sempre foi um grande pilar econômico do país e, com o modelo compacto de negócios, esperamos não apenas somar às metrópoles, mas continuar com este movimento de interiorização que temos feito desde 2016, oferecendo possibilidade de novos negócios a empreendedoras de várias praças do estado e país.”