Investir num negócio próprio é uma decisão que envolve muita pesquisa, preparação e disposição. O franchising facilita muito a vida do novo empreendedor, que tem a segurança de entrar no mercado com um modelo de negócio sólido e já testado e, mesmo que não tenha experiência na área, conta com o apoio da franqueadora desde a escolha do ponto comercial, passando pelo treinamento e até na divulgação da marca.
Para muitas redes, porém, o apoio ao novo investidor vai além do tradicional. Há marcas que oferecem diferentes tipos de apoio extra, no começo da operação ou de forma contínua, que são importantes para o novo franqueado começar com força total.
A rede de sorvetes soft Nhô Sorvetes, nascida em Campinas (SP), ao abrir a loja, o franqueado ganha 200 litros de calda (matéria prima suficiente para fazer cerca de 2,8 mil casquinhas). Essa quantidade ajuda principalmente na divulgação da nova loja, visto que o operador pode fazer promoções, vendendo a casquinha a um preço bem mais baixo no início da operação, ou mesmo distribuir algumas de forma gratuita. “Mesmo em operações já existentes, nós sempre buscamos apoiar o franqueado que deseja fazer promoções ou eventos diferenciados, negociando com nossos fornecedores para que o custo da matéria prima seja menor nessas ocasiões”, conta Paulo Yossimi, fundador da rede.
A rede de escolas de inglês United oferece um suporte contínuo à sua rede franqueada por meio de uma equipe comercial. Esse time capta alunos e realiza matrículas diretamente para as unidades, sem que os franqueados tenham qualquer custo adicional por isso.
Hoje, cerca de 10% das matrículas da rede são realizadas pela franqueadora. A equipe comercial é também quem ajuda no treinamento do novo franqueado e de seus funcionários. “Para nós, é importante ter essa proximidade, para que o DNA da United esteja presente nas equipes das franquias. Além do nosso know-how em ensino de inglês, temos uma cultura de venda muito forte, que queremos transmitir aos nossos franqueados”, afirma Eduardo Marani, CEO da United Idiomas.
Na JAN-PRO, rede norte-americana de limpeza de estabelecimentos comerciais, presente no Brasil há sete anos, o franqueado recebe, ao fechar negócio, a garantia de seu primeiro cliente, com um contrato de no mínimo 12 meses. “Com essa medida, damos ao nosso futuro franqueado a garantia de faturamento mínimo no primeiro ano que, se não atingida, o valor de investimento é devolvido. Isso dá a eles uma segurança ainda maior na nova empreitada”, afirma Renato Ticoulat, CEO da JAN-PRO no Brasil.
Maior rede de clínicas odontológicas do país, a OdontoCompany oferece a seus franqueados uma equipe de “pré-inauguração” que, nos 21 dias que antecedem a abertura da clínica, faz o trabalho de prospecção e de divulgação da franquia. A rede conta com mais de 500 unidades comercializadas, sendo 340 em operação.
Com 25 unidades em operação, a Sigbol Fashion é a única rede de franquias que comercializa cursos de moda no Brasil. A empresa oferece para seus franqueados três meses de coach, com foco em empreendedorismo e gestão. Além disso, quando uma nova unidade é aberta, o franqueado recebe um mailing com todos os contatos de pessoas que buscaram cursos naquela região. A empresa fechou o ano de 2017 com faturamento de R$ 8,5 milhões e prevê encerrar 2018 com R$ 11 milhões.
Na Patroni, rede de pizzas, carnes e massas com mais de 210 unidades no país, além do treinamento pré-inaugural, oferecido ao franqueado e seus funcionários, um consultor e uma equipe de treinamento passam 30 dias na loja, para ajustar os últimos detalhes e garantir que tudo esteja funcionando perfeitamente.