Além das inúmeras vantagens que o franchising traz para quem quer abrir o próprio negócio, o segmento oferece um mar de oportunidades aos empreendedores. Muitos enfrentam os desafios de poder ter mais de um negócio, tornam-se multifranqueados e aproveitam todo o know-how de um primeiro negócio bem sucedido para faturar ainda mais com outras unidades da mesma marca. Já outros optam por serem detentores de marcas diferentes. Independente da escolha, é sempre importante que o franqueado esteja apto a assumir novas responsabilidades e gestões.
Segundo dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising), atualmente, 74,5% das redes de franquias brasileiras conta com multifranqueados – franqueados com mais de uma unidade de franquia da mesma marca, e 43% com franqueados multimarcas – que possuem unidades de franquias de marcas diferentes.
A abertura de novas unidades exige além de planejamento financeiro e, principalmente junto à franqueadora, disposição para começar um novo negócio do zero. Por outro lado, traz mais maturidade ao segmento, uma vez que o empreendedor passa a adotar em seu novo empreendimento, um modelo de gestão e controle mais avançado e toda sua expertise do primeiro negócio, obtendo um melhor desempenho e mais agilidade nos processos.
Foi o que aconteceu com Marcelo Guenka, franqueado de duas unidades da SuperGeeks – escola de programação e robótica. Enquanto trabalhava em consultoria de TI prestando serviço nas mais variadas corporações, Marcelo Guenka sempre se deparou com a dificuldade de encontrar mão de obra formada e qualificada. Foi aí que encontrou na SuperGeeks uma possibilidade de preparar melhor os profissionais do futuro. Ele inaugurou a primeira unidade em São José dos Campos (SP), em fevereiro de 2016, com um investimento de R$ 200 mil. O retorno veio pela quantidade de alunos: 80 no logo primeiro semestre de operação. O sucesso da unidade fez com que ele logo abrisse a segunda – no mesmo ano, em Mogi das Cruzes com um investimento de R$ 180 mil. Não obstante, ele já está em sua terceira franquia, em Taubaté (SP), que foi aberta no início de 2018, com R$ 210 mil de investimento inicial e que registra faturamento médio de R$ 39 mil por mês.
Franqueada da MTCred em Cárcere (MT) há cinco anos, Danielly Cristina Kellner, também possui outra unidade da mesma franquia em Mato Grosso, mas no município de Poconé. Juntas, elas faturam em média R$ 350 mil por ano. “Adquirimos a unidade de Poconé porque vimos a oportunidade de atender toda a região, levando em consideração que a cidade tem bastante do nosso público-alvo”. Ela administra a unidade junto de seu esposo e sócio Cícero Bezerra. “As Aduas unidades são interligadas através do call center de Cárcere”.
Administrador e inspetor de seguros por 15 anos, José Ronaldo dos Santos hoje é franqueado de quatro unidade da Super Visão, rede pioneira em vistorias automotivas. Com investimento inicial de R$ 150 mil, sua franquia de Taubaté (SP) fatura cerca de R$ 120 mil por mês e conta com uma carteira de 35 clientes fixos. Desde o início da operação realizou mais de 100 mil laudos. O sucesso do negócio é tão grande, que o empreendedor está para inaugurar outra unidade na mesma região. Ele também conta com franquia em Guaratinguetá (SP) que já está em funcionamento e Pindamonhangaba (SP), em fase de credenciamento pelo Detran.
Já no Grupo Zanon, que conta com 5 marcas de franquias, existem casos em que os franqueados de uma rede acabam também investindo em mais marcas do mesmo grupo. Um desses casos é o casal Adriana Tonetto (36 anos) e Reis Casimiro (53 anos) que abriram uma unidade Home Office da Seguralta – maior rede de seguros do país – em 2014 e em fevereiro deste ano, adquiriram uma unidade também home office da SegCred, rede de crédito consignado. No caso deles, uma franquia agrega à outra: “Já trabalhávamos com a Seguralta e quando adquirimos a SegCred vimos que poderíamos trabalhar a mesma carteira de clientes e ampliar nossas possibilidades com as duas marcas”, explica o franqueado Reis Casimiro.