Uma pesquisa realizada pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), demostra a expansão de uma modalidade de franquia bastante atraente: a microfranquia. A pesquisa Perfil das Microfranquias indica que, em 2016, 557 marcas já operavam com unidades voltadas a pequenos investidores no país. Entre as franqueadoras que ainda não haviam adotado esse modelo de negócio, 36% afirmaram que pretendiam utilizá-lo nos próximos anos.
Uma prova do aumento no número e na importância desse modelo de negócio para o mercado foi o Boulevard de Microfranquias, espaço destinado às redes que atuam com esse formato de franquia, oferecido pela ABF durante a 27ª ABF Franchising Expo, realizada em junho deste ano, na cidade de São Paulo.
Caracteriza-se como microfranquia a modalidade que demanda investimento de até R$90 mil. A rede de Franquias especializada em calçados, Sapatilha na Sacola, ilustra perfeitamente essa categoria de negócio com seu modelo de menor investimento, chamado Home Select, cujo investimento inicial é de R$9.900,00.
Esse formato de franquia independe de espaço físico para funcionamento, uma vez que a vendedora visita o cliente com atendimento personalizado. Para isso, o franqueado recebe um kit inicial de operações que, além de papelaria, agenda e treinamento, malas de apresentação, tapete vermelho e estoque inicial contendo 80 pares de calçados.
“O baixo investimento da franquia se encontra aliado à viabilidade de implantação em praças variadas de pequenas regiões a grandes metrópoles. O retorno de investimento se dá logo nos primeiros meses”, conta estrategista, CEO do Grupo ATNZO e responsável pela formatação da franquia Sapatilha na Sacola, Lucas Atanazio Vetorasso.
Mas nem só de preço, vive o mercado. É importante saber que as marcas, cada vez mais tem desenvolvido diferenciais competitivos. Seguindo este exemplo, a Sapatilha na Sacola oferece ao franqueado a oportunidade de comercializar produtos de grande procura, como conta Letícia Penna, a idealizadora da marca. “Com bom gosto e qualidade, fazemos de tudo para atender à expectativa gerada pelo cliente de nossos franqueados, sempre de olho nas tendências do mercado fashion internacional”.
Em meio à estagnação da economia, os interessados em adquirir microfranquias, devem tomar alguns cuidados antes de entrar em redes. Segundo Atanazio, a primeira orientação é “não comprar por impulso. Também é importante que se identifique com o negócio para que, em um futuro, não se sinta escravo do trabalho e, também, ter consciência que mesmo se tratando, muitas vezes de franquias home based, deve haver disciplina com as contas e com os horários”.