A SuperGeeks, primeira e maior escola de Programação e Robótica para crianças e adolescentes do país, dá início ao seu projeto de internacionalização e busca pessoas interessadas em abrir o próprio negócio em Portugal. A marca espera inaugurar 20 unidades no país até 2020.
Em um cenário pós-crise marcado pelo intenso crescimento econômico, que chegou no ano passado ao maior nível em uma década, Portugal tem sido o destino para viver de muitos brasileiros. Segundo a embaixada portuguesa no Brasil, em 2017, cerca de 9,5 mil vistos de entrada foram emitidos para brasileiros, um aumento de cerca de 50% em relação a 2016, e 125% em relação a 2015. No ano passado, as exportações cresceram 11%, a economia 2,7% e a recuperação dos investimentos foi em torno de 14%, segundo o ministro da Economia de Portugal.
Compatível com as expectativas do governo português, a chegada dos brasileiros é uma maneira de recuperar a quantidade de cidadãos qualificados que deixaram o país entre 2004 e 2010, tempo de recessão econômica portuguesa.
Tratando-se do mundo dos negócios, Portugal é um polo empreendedor, com 2.300 startups e 1.212 incubadoras, distribuídas por várias cidades. Governo e municípios estão investindo recursos e organizando redes para atrair empreendedores, investidores, universidades e centros tecnológicos.
“Começamos a internacionalização por Portugal por conta da língua, que requer apenas a adaptação de alguns materiais e, claro, aproveitando a ida dos brasileiros pra lá”, explica Marco Giroto, fundador da SuperGeeks.
Mesmo com quase 50 unidades espalhadas pelo Brasil, a SuperGeeks nunca havia feito investimento na expansão da marca. Isso porque segundo Marco Giroto, enquanto outras redes tiveram que focar seus investimentos na expansão e venda de franquias, a SuperGeeks focou na qualidade, no sistema de ensino e projeto pedagógico, bem como nos cursos, que por sinal é o grande chamariz para os franqueados, já que a maioria deles procurou a franquia por este motivo. Além de Portugal, o empreendedor quer expandir a rede para os Estados Unidos e regiões de língua espanhola, já com demanda para o Japão.
A SuperGeeks oferece seis modelos de negócios, alguns inclusive de baixo investimento, com opções de microfranquia. São opções que vão desde R$ 22 mil até R$ 200 mil. Tudo depende da maneira como o franqueado quer operar, do local e da cidade. Ou seja, é possível ter uma operação dentro de uma escola ou outros estabelecimentos ou então uma unidade móvel ou própria convencional.
Com 5 mil alunos, a SuperGeeks atende crianças de 5 a 17 anos que fazem cursos para aprender Ciência da Computação, a partir do desenvolvimento de games, do conhecimento em Robótica, Realidade Virtual e Aumentada, Inteligência Artificial e também por meio da criação de aplicativos e sistemas web, incluindo questões de redes de computadores e servidores. “Não é apenas “Code” ou “Maker”, mas sim Ciência da Computação, é algo muito mais amplo e completo que apenas a SuperGeeks tem a oferecer ao público infanto-juvenil”, conta o fundador.
São três tipos de cursos que a rede oferece: Regulares (Ciência da Computação, Robótica, SuperMath ou SuperKids – semestrais/anuais), Extras (Youtuber, Programação em Roblox ou Programação no Minecraft – bimestrais e um de desenvolvimento de Games 3D com Unreal Engine no estilo Battle Royale que dura um semestre) e QuickCodes (Criando Games 2D ou Robótica com Arduíno – mensais). Todos eles possuem uma metodologia exclusiva criada pela própria SuperGeeks, focada no aprendizado com diversão, usando mecanismos de gamificação, empreendedorismo e criatividade.
“Trata-se de uma metodologia, sistema de ensino e currículos que não são encontrados em nenhuma outra empresa do segmento no mundo, um dos motivos que levou a SuperGeeks a iniciar sua internacionalização tão cedo.”, finaliza Marco.
Vantagens de se tornar franqueado da SuperGeeks
Entre as vantagens em se tornar um franqueado da SuperGeeks, está o fato de ser uma franquia sem muita concorrência direta, uma vez que a SuperGeeks é a única no mercado com um curso tão completo, além de ser uma tendência, ter metodologia e modelos inovadores, forte apelo comercial, lucros acima da média do mercado para o franqueado e maior raio de atuação com mais praças para se escolher.