O franchising brasileiro, com faturamento anual de R$ 168 bilhões, passa por um bom momento na economia. De acordo com a Pesquisa Trimestral de Desempenho do Franchising concluída no 2º trimestre de 2018 pela ABF, o setor teve um crescimento de 7,4% em faturamento nos últimos 12 meses (julho/2017 a junho/2018) comparado com o mesmo período do ano anterior.
Nesse contexto, com a chancela e realização da Associação Brasileira de Franchising Seccional Rio de Janeiro (ABF Rio), acontece entre os dias 27 e 29 de setembro, a 12ª edição da Expo Franchising ABF Rio 2018, no Riocentro. O principal alvo da feira são pessoas interessadas em abrir o primeiro negócio e formatar em franquias. Para orientar os interessados em entrar para o ramo, o evento promoverá o Fórum de Franchising, com uma série de palestras ministradas por especialistas renomados. Marketing, aspectos jurídicos e financeiros, seleção de ponto comercial, cultura digital, tendências do setor de alimentação, coaching, microfranquias estão na programação. Uma das palestras será dirigida a empresários que pensam em franquear o seu negócio e querem saber o passo a passo.
A presidente da ABF Rio, Eliane Bernardino, destaca que a curadoria das palestras foi feita com grande cuidado, para que o visitante se beneficie com um conteúdo qualificado e que contribua decisivamente em sua visão sobre o sistema e em sua tomada de decisão. “Mesmo quem estiver se aproximando do franchising ainda em uma fase preliminar, encontrará na Feira, além das marcas expositoras, mais de 20 opções de palestras, com muitas dicas práticas e orientações que certamente proporcionarão mais segurança no momento em que o interessado iniciar a sua jornada de busca, seleção e investimento. A capacitação é da maior importância para quem quer abrir um negócio próprio”, afirma a dirigente da entidade realizadora da feira, ABF Rio, que é a representante oficial do sistema no Estado do Rio de Janeiro. “As palestras acontecerão em dois auditórios com sessões paralelas e esclarecerão as principais dúvidas, e claro, o passo a passo para escolher a franquia de seus sonhos. Tudo isso será contemplado nos três dias”, ressalta Keika Kerber, gerente de núcleo da Fagga | GL events Exhibitions, empresa que promove e organiza a Expo Franchising ABF Rio 2018.
Os ingressos já podem ser adquiridos antecipadamente pela internet, a partir de R$ 40 (valor individual) ou R$ 70 (para duas pessoas). Entre as marcas estreantes da Expo Franchising ABF Rio 2018 estão: Super Geek, Chicken in House, Action Coach, Sushi Rão, Saladenha, UNE Imóveis em rede, Acquio Franchising, Instituto Gourmet, VEG +.
CONFIRA ALGUNS TEMAS DA PROGRAMAÇÃO:
Escolhendo a franquia dos seus sonhos
Flavio Maia, Presidente da BGT-Brasil, consultor e palestrante em gestão, marketing, franchising e empreendedorismo, aborda as variáveis a serem consideradas na hora de escolher a sua franquia.
Panorama, inovações e tendências no ramo de alimentação. Uma síntese da feira NRA Show 2018
O setor de alimentação é um dos mais procurados no sistema de franchising. A ABF participa da NRA Show, a mais importante feira do setor de foodservice, realizada anualmente em Chicago, no McCormick Place, e compartilha as tendências, reflexões e insights desse grandioso evento.
André Friedheim – Vice-Presidente da ABF Nacional, master franqueado das redes Café do Ponto e Casa Pilão, Diretor da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, com 25 anos de atuação no mercado de franchising e varejo.
Luiz Felipe Costa – Vice-Presidente da ABF Rio e sócio-diretor do Grupo Alento, franqueador das marcas Billy the Grill, Vizinhando e Naa.
Marketing para franquias
Nessa palestra, você terá contato com um dos mais requisitados profissionais da área de Marketing para franquias, Denis Santini, professor de MBA para franquias (FIA/Provar) e MBA Gestão do Luxo (FAAP) e da ESPM. Ele abordará algumas das estratégias que as Franquias de sucesso adotam. Imperdível tanto para franqueados quanto para franqueadores.
Conheça a Lei do Franchising e saiba o que esperar do franqueador
Nessa palestra, Mariana Abenza fornecerá explicações detalhadas e de fácil compreensão sobre tudo que a Lei do Franchising traz nas linhas e entrelinhas, incluindo o contrato de franquia, seus direitos como franqueado e principalmente suas obrigações.
Negócio independente ou franquia?
Romualdo Ayres, professor e coordenador de pós-graduação da ESPM-RJ e da FACHA, abordará as características e vantagens de cada uma dessas formas de atuar empresarialmente, para tomar a melhor decisão.
Microfranquia: o empreendedorismo ao seu alcance
Artur Hipólito mostrará que é possível empreender com poucos recursos para quem já está decidido a ter o próprio negócio.
Transformação digital e seu impacto no sucesso dos negócios
Erick Vils, Sócio-fundador da Solutto – Software para Franquias, Ex-diretor da ABF Rio, fala sobre os desafios e o impacto da transformação digital para alcançar mais sucesso em seu empreendimento.
Como escolher a franquia certa para o seu perfil
Jaqueline Garcia destaca as principais dúvidas acerca de investir em uma franquia: critérios para escolha, recursos financeiros e disponibilidade para o negócio,
Coaching: um atalho para alcançar seu potencial empreendedor”
Rogério Gama, Sócio-Diretor da Mafra & Gama Consultoria, atuando na área de coaching, foi Diretor Executivo de marcas franqueadoras como CCAA e Mega Matte, vai mostrar a importância de saber estabelecer metas claras e definir as estratégias para alcançá-las. Você sairá dessa palestra com uma ferramenta prática para projetar o caminho do seu sucesso.
Como escolher sua franquia com segurança
Alexandre Caruso, Gestor da TTi Global – Treinamentos Empresariais -, professor do Curso de Pós-graduação em Franquias da ESPM apresentará formas de analisar um negócio sob vários aspectos para que você possa minimizar os riscos e tomar a melhor decisão.