O movimento de interiorização tem sido uma tendência no setor de franquias. Segundo última pesquisa divulgada pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), enquanto a participação do Sudeste em número de unidades franqueadas caiu de 57,2% para 55,1%, entre 2015 e 2017, o Norte registrou, no mesmo período, um avanço de 4,1% para 5,1%. Nordeste e Centro-Oeste também tiveram crescimento neste período: de 14,5% para 15,4% e de 7,8% para 8%, respectivamente.
Diante deste cenário de interiorização, confira abaixo seis marcas que atuam fortemente fora do Eixo Rio – SP.
A ArtCoco fundada em Ilhéus, na Bahia, comercializa joias e semi-joias e entrou no segmento de franchising há dois anos. João Leno, filho do fundador e sócio da franqueadora, decidiu expandir a rede pelo País, e seus amigos de infância, os advogados Lucas Carvalho e Alex Andrade, enxergaram uma oportunidade de aumentar a renda e se juntaram ao amigo para ajudar no processo de expansão. Hoje, o trio está empenhado na expansão da marca e a previsão é abrir 25 lojas até o fim de 2019. Atualmente, a rede que atua com e-commerce para todo o País, tem três unidades próprias e nove franqueadas – todas no estado da Bahia –, que faturam cerca de R$ 80 mil por mês cada uma. Com um modelo de franquia com investimento inicial de R$ 140 mil, a rede tem dois grandes diferenciais em relação aos produtos: a qualidade e o preço.
A rede de ensino profissionalizante CEBRAC, que tem sua sede em Londrina, no Paraná, há cinco anos, se consolidou como uma rede de franquias bastante forte na região Sul e presente em todo o País. A primeira unidade foi inaugurada no interior de São Paulo, em 1995, e hoje são 150 unidades pelo país. Os cursos do CEBRAC têm como foco, além de conhecimentos técnicos, o desenvolvimento pessoal dos alunos, aprimorando sua postura profissional e empreendedora. Atualmente, o CEBRAC oferece cursos de Assistente Administrativo, Empreendedor Completo, Atendente de Farmácia, Geração Web, Informática, Inglês, Mecânica Industrial, Logística, Cuidador, entre outros.
Fundada em Joinville, Santa Catarina, a Ecoville fabrica e comercializa produtos de limpeza para a casa, carros e empresas, como alvejante, detergente, amaciantes e limpa-vidros. Foi fundada em 2007 pelos irmãos Leandro e Leonardo Castelo, engenheiros de formação que, ao lado do pai, José Edmar Castelo, levaram o modelo de venda direta de empresas como Avon, Mary Kay e Natura para o segmento de produtos de limpeza. Em 2016, a Ecoville ingressou no segmento de franchising, com o oferecimento de dois formatos de negócio: loja e unidade móvel. A marca gera mais de mil empregos diretos, com a rede de lojas e o parque fabril localizado em Joinville, Santa Catarina. Atualmente, a empresa tem 240 unidades em todo o país e inaugura até o final do ano, 12 unidades próprias, para ampliar o suporte aos franqueados.
A Green Station, primeira rede de franquias de salada por quilo do País, nasceu em 2015, no Espírito Santo, em Vitória, com um conceito de negócio ainda não explorado no país: o fast food de salada por quilo. Os jovens e amigos de infância Vinicius Loyola e Taiguara Moura fundaram a empresa que hoje possui 40 unidades no País e prevê fechar o ano com 60 pontos no total. O investimento inicial é de R$ 117 mil.
A OrthoDontic, é pioneira entre as franquias odontológicas do Brasil, foi criada em 2002, em Londrina-PR. A empresa, que surgiu como alternativa para os consultórios tradicionais de ortodontia, expandiu seus negócios em todo o Brasil e atualmente tem mais de 200 unidades comercializadas em 17 Estados. Com cerca de 4 milhões de atendimentos já realizados, a rede atingiu um faturamento de R$ 197 milhões em 2017.Fernando Massi, dentista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e um dos fundadores e proprietários da franquia, reforça que o modelo de franquia permitiu que a rede não tivesse barreiras geográficas. “O modelo de franchising da Orthodontic permite alta lucratividade, ao mesmo tempo em que auxilia na democratização do acesso ao uso de aparelho ortodôntico em todo o Brasil”, diz Massi.A OrthoDontic é a rede de franquias no segmento saúde, beleza e bem-estar que registrou o maior crescimento do setor em 2017, cerca de 12,1% segundo levantamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Acima de todos os índices, fechou o último ano com alta de 40% em faturamento em relação a 2016. A previsão é de que cerca de R$ 15 milhões sejam investidos na abertura de novas unidades até o final de 2018.
Nascida em Ji-Paraná, Rondônia, marca foi fundada em março de 2016 pela assistente social Larissa Souza que, na época, cansada da rotina profissional que exigia grande equilíbrio emocional, decidiu buscar uma nova forma de trabalho. A preocupação com a alimentação das duas filhas foi o que impulsionou a abertura do próprio negócio. A empresária passou a visitar escolas da região e percebeu que a alimentação dos alunos era bastante calórica, diferentemente do cardápio que ela proporcionava à família. Naquele momento, a empresária passou a montar kits de lanches saudáveis direcionados para crianças e que eram vendidos aos pais na porta das escolas. Em seu cardápio, a rede oferece sucos naturais, frutas, hambúrguer orgânicos e bolos e pães de queijos caseiros. A empresa, que já faturou seu primeiro milhão, tem 42 contratos e 23 unidades em operação. O investimento inicial é de R$80 mil;