O Brasil é o quarto País com mais redes de franquias no mundo, ficando atrás apenas da China, Estados Unidos e Coreia do Sul. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), somente no ano passado esse setor movimentou cerca de R$ 163,3 bilhões e teve um crescimento de 8%, em comparação a 2016. Os resultados positivos e os dados promissores desse mercado deixam os franqueados de algumas redes ainda mais confiantes, fazendo com que invistam em mais de uma franquia da mesma marca. Com o apoio oferecido pelas franqueadoras e o sucesso nos negócios, muitos empreendedores tocam mais de uma unidade da mesma empresa, a exemplo da BonaSecco, rede de lavanderias onde 57% das unidades são multifranquias. De acordo com a entidade, atualmente cerca de 84% das redes de franquias contam com unidades multifranqueadas.
O bom desempenho do setor também está relacionado ao fato das franquias replicarem um modelo de negócio testado e já estruturado, fazendo com que sejam menos sujeitas a falhas. Segundo a ABF, a taxa de mortalidade no franchising nos cinco primeiros anos é de 5% a 10%, enquanto a de um negócio independente varia de 60% a 70%. Do ponto de vista do empreendedor, as unidades multifranqueadas também representam uma forma de aumentar ainda mais o faturamento dos empreendedores, que já conhecem as estratégias para o bom gerenciamento do negócio. A rede de lavanderias BonaSecco – primeira a lançar no País o sistema conjugado com ponto de coleta, é uma das marcas que viu aumentar nos últimos anos o número de unidades multifranqueadas. Atualmente das 33 unidades em operação, 19 são multifranquias.
Para o fundador da rede, João Márcio Moreira, a relação da marca com os franqueados e o suporte oferecido pela franqueadora é uma das principais estratégias adotadas pela empresa para o bom desempenho do negócio. “Buscamos oferecer as melhores alternativas para os franqueados e para os novos investidores. E como já conhecem o nosso método de gestão, ficam mais confiantes para abrirem novas unidades da rede”, comenta Moreira.
A rede de lavanderias também oferece algumas vantagens para os franqueados que desejam abrir uma outra loja, como a isenção da taxa inicial da franquia e carência de quatro meses no pagamento de royalties e taxa de propaganda. “Inicialmente, em uma ação com algumas instituições parceiras, oferecemos a possibilidade de financiamento de até 80% do valor total do investimento para os novos franqueados. Então, começamos a oferecer mais oportunidades para aqueles que desejam investir ainda mais na BonaSecco”, comenta Moreira.
Para os interessados em adquirir uma unidade da rede, o investimento inicial varia de R$ 48 mil a R$ 340 mil, nos modelos de loja tipo A, B e C. Recentemente a marca também lançou um novo modelo de negócio, a microfranquia, que funcionará como um ponto de coleta de roupas, com investimento total de R$ 89,6 mil. A expectativa da rede é abrir mais 10 unidades multifranqueadas até o final do ano e constam em seu plano de expansão cidades como Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Cuiabá, Campo Grande, Maringá, Londrina, entre outras.
A BonaSecco está presente no mercado há mais de 15 anos, utilizando tecnologia italiana na execução dos processos de limpeza a seco, lavagem convencional e Wetcleaning. Realiza a limpeza e restauração em todos os tipos de roupas, tapetes, cortinas, redes, tênis, roupas de couro, pelúcias, etc. Oferece ainda um moderno serviço de delivery e faz a embalagem de roupas para viagem.