Proprietários de salão de beleza conhecem muito bem as exigências e os dilemas diários que cercam a profissão. Apesar de ser uma área lucrativa, uma má gestão pode comprometer seriamente o futuro do negócio. Com isso, nada melhor do que uma empresária de sucesso da área para dar dicas de como gerir melhor um salão de beleza. Sônia Leonardi começou como cabeleireira na lavanderia de casa e hoje comanda a Infobeleza, uma das maiores redes de escolas na área da beleza do Brasil.
Confira algumas dicas de Sônia Leonardi para gerir seu salão de beleza e fazer seu negócio prosperar:
Faça um planejamento
O planejamento é um passo estratégico para qualquer negócio, por isso, com a área da beleza não é diferente. Ao empreender em um salão, é preciso tomar decisões importantes quanto a investimento, público-alvo, ponto comercial, além de outros fatores. “O planejamento é vital para não se perder no caminho. Muitas pessoas desistem da profissão por não terem se estruturado no início”, ressalta a empresária.
Escolha o ponto certo
Se você quer atingir um determinado público, escolha um ponto comercial que esteja de acordo com ele. “A estratégia para um bairro comum não pode ser a mesma para um bairro de luxo. Considere também questões como estrutura do seu imóvel, fluxo de pessoas pelo local e se há fácil acesso ao seu endereço.”
Estude a concorrência
Se dedique a fazer pesquisas no seu bairro para identificar quais são os serviços oferecidos pela concorrência e suas lacunas, a fim de buscar um diferencial e estabelecer sua autoridade. “Esteja antenado quanto as novidades do mercado, vá em feiras e busque tendências que possam agregar a sua região.”
Invista em especialização
Em uma área tão próspera e ao mesmo tempo tão competitiva como a da beleza, ofertar um serviço de qualidade não pode ser um diferencial, mas sim uma obrigação de qualquer negócio. “Um erro comum é se acomodar e não investir em especialização. É necessário buscar um aprimoramento constante até que você se torne um perito na sua profissão”.
Divulgue seu salão
Hoje em dia, não é necessário altos investimentos para divulgar seu trabalho. Com isso, aproveite o poder das mídias sociais, mas também não ignore os meios tradicionais de propaganda. Promova eventos focados no seu público, promoções e também crie parcerias. “Não deixe de postar produções e inspirar seu público. Aproveite todos esse engajamento para ganhar mais notoriedade na internet”.
Faça cursos de Gestão e Marketing
É de praxe que todo empreendedor tenha, ao menos, um conhecimento básico de gestão e marketing. Isso porque muitos, na corrida desenfreada pelo sucesso, acabam se perdendo e gastando muito. Hoje, com o auxílio do marketing digital, é possível obter ótimos resultados por meio de anúncios e campanhas com pequenos investimentos. “Dedicando duas horas por dia para aprender sobre esses conhecimentos, você dará passos largos rumo ao sucesso”.
Administre bem as finanças
A partir do momento que se abre um salão, o profissional passa a ser também um empresário. Com isso, precisa entender como funciona a rotina do seu negócio e como administrar corretamente suas finanças. “É preciso saber fazer um fluxo de caixa, aplicar preço em seus produtos e serviços, além de também saber separar as finanças pessoais das profissionais”.
Mantenha a ética profissional
Um dos maiores segredos dos salões de sucesso é a qualidade no tratamento com o cliente. Com isso, estabeleça um padrão de atendimento no seu salão, determinando limites e esclarecendo procedimentos para seus funcionários. “Evite entrar em questões polêmicas ou que envolvam terceiros. Dessa forma, evitará mal-estar e as chances de seu estabelecimento ficar ‘queimado’ na região”.
Mais segredos de sucesso…
“Enfrentei os mesmo desafios que muitos empresários de hoje, mas, com meu exemplo de vida, garanto que é possível sim chegar lá. Você pode até sonhar, mas é preciso manter os pés no chão e encarar a realidade. Até você conquistar sua carteira de clientes, obter um bom retorno financeiro, que acontece dentro de seis meses a um ano, e aprender a gerir o seu negócio, vai precisar de paciência e controle emocional. Meu conselho é que o empresário se cerque de conhecimento e procure agregar estratégias para seu salão.”