Na toada da crise e do desemprego, muitos brasileiros optaram por empreender nos últimos anos. De acordo com uma pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor, de cada 10 pessoas no Brasil, ao menos quatro estão envolvidas em algum tipo de empreendimento. A dúvida que pode surgir é: em que área atuar? Investir em franquia, por exemplo, pode ser uma boa alternativa, já que o mercado teve um aumento de 7% no faturamento no último ano, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Mas é preciso ter paciência para alcançar os lucros do negócio
Especialistas apontam que uma franquia leva, em média, 12 meses para começar a dar um retorno positivo. O que pode variar até 24 meses, dependendo do custo da operação. Porém, tudo isso varia conforme o franqueado gerencia seu negócio. Pensando nisso, Georgios Frangulis, CEO da rede de franquias OAKBERRY Açaí Bowls, Lucas Moreira, fundador e CEO da Splash cafés e bebidas urbanas, e Adrielle Freitas, contadora da Contabilizei, escritório de contabilidade para micro e pequenas empresas, separaram cinco dicas para auxiliar na lucratividade do negócio.
1. Monte uma estratégia
Apresente uma proposta diferente das tradicionais do mercado. Uma demanda de mercado reprimida é um excelente início. “Trabalhar de maneira estruturada e com um formato operacional,que ofereça pouca margem de erro de gestão por parte do franqueado e dos fornecedores, é essencial, principalmente no início”, destaca Georgios Frangulis.
2. Escolha um ponto comercial
A escolha do ponto comercial é a decisão mais importante para quem está iniciando nesse ramo. O fluxo de pessoas que passam por determinado local é o primeiro fator a ser considerado, ainda mais quando você pretende consolidar o nome de uma marca.
3. Simplifique sua operação
Uma operação sem complexidade, além de trazer agilidade ao serviço prestado por seus colaboradores, também diminui bastante a margem de erro do seu negócio, assim evitando gastos desnecessários que podem se transformar em ganhos positivos para a sua empresa.
4. Mantenha o padrão
Manter o equilíbrio nos negócios é fundamental para garantir que as contas fiquem no azul. Trabalhando juntos, franqueado e franqueador, devem manter o padrão estabelecido no fechamento do contrato. “O lucro acontece exatamente com uma gestão próxima do franqueado, conseguindo manter o baixo custo, boa margem nos produtos, estancar perdas e aumentar as vendas”, explica Lucas Moreira.
5. Fique de olho na contabilidade
Assim como em outros modelos de negócios, não ficar atento a contabilidade da sua empresa pode ocasionar perda de lucratividade. Apesar de ser um comércio varejista, as franquias possuem detalhes que deverão ser cuidadosamente avaliados, principalmente em relação aos dados contábeis. “Quando você tem uma franquia, ou pretende adquirir uma, é necessário o dobro de atenção com os detalhes referentes à contabilidade. Por isso é tão importante encontrar uma empresa especializada no assunto para tomar conta de todos os seus dados contábeis e ainda te orientar sempre que precisar”, alerta Adrielle Freitas.