O Grupo PLL, especialista em serviços de assistência técnica de celulares com mais de 13 anos de mercado, lança a #Hashtec, rede de franquias de reparo rápido de celular. Com cerca de 600 colaboradores e previsão de faturamento de R$ 80 milhões em 2018, a PLL atua como rede autorizada dos principais fabricantes de celulares, realizando mais de 40 mil reparos por mês, além trabalhar com regulação de sinistros, atendimento corporativo e venda de celulares seminovos. A #Hashtec é a primeira incursão do Grupo no mercado de franquias e visa criar uma rede nacional de assistências técnicas focadas em reparo rápido (30 a 40 min, em média), venda de acessórios e outros produtos/serviços que se agregarão ao portfólio no futuro. Além de vasto – existem mais de 235 milhões de aparelhos em funcionamento no Brasil –, o mercado de franquias de manutenção de informática e eletrônicos cresceu 32,2% em 2017, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising – ABF. A franquia, que começou a operar em 2017 e já possui duas lojas próprias em operação, dará inicio a seu processo de expansão na ABF Franchising Expo, principal vitrine do setor no Brasil, que ocorre de 27 a 30 de junho no Expo Center Norte.
“Embora jovem, a #Hashtec já nasce com a estrutura e o conhecimento do Grupo PLL no reparo e serviços de pós-venda para celulares. Neste trabalho, notamos uma grande demanda por assistência técnica ágil, de qualidade e a altura das especificações dos fabricantes. Na #Hashtec, o franqueado terá acesso a treinamentos específicos, equipamentos homologados, peças originais, suporte e orientação da franqueadora para levar esse padrão de serviços a todo o País. Isso tudo com uma marca profissional, identidade visual, baixo investimento inicial e prazo de retorno projetado de cerca de 12 meses”, afirma o diretor de franquias da #Hashtec, Cleber Gomes.
Agora
Além da experiência da PLL, o projeto da #Hashtec contou com a consultoria da Cherto Franchising para a realização do estudo de franqueabilidade e da Viseu Advogados para estruturação jurídica, além da empresa ENKEN que é especializada no desenvolvimento de projetos de marketing para grandes marcas. A princípio, são oferecidos dois modelos de loja: tradicional (40 m²) e quiosque (7 m²), com investimento inicial a partir de R$ 30 mil a R$ 80 mil, incluindo preparação do ponto, arquitetura/decoração, estoque inicial, capital de giro e taxa de franquia. A equipe recomendada é de 5 pessoas para operação em unidade de shopping e de 3 pessoas para unidades de rua. O faturamento projetado é de cerca de R$ 70 mil, com lucro líquido de R$ 10 a 20 mil e retorno projetado em 13 meses. Os royalties são cobrados por meio de taxa fixa mensal de R$ 1.500, que inclui a contribuição ao fundo de propaganda.
O plano de expansão da marca abrange o Brasil todo, mas o foco inicial são os estados de São Paulo e Rio de Janeiro. A meta é fechar o ano com 30 unidades. “Com a quase onipresença e uso intensivo do celular, locais de grande circulação de pessoas no geral tem potencial para a instalação de unidades #Hashtec. No entanto, regiões com menor densidade, mas sem acesso próximo a rede de assistência autorizada, também apresentam grandes oportunidades. É o caso, por exemplo, de muitos polos regionais e cidades do interior”, explica Cleber Gomes.
Em termos de perfil de candidato, a marca busca empreendedores com o capital inicial necessário e vontade de empreender. Conhecimentos em gestão e em reparo de celular são desejáveis, porém não obrigatórios. “Imaginamos dois perfis principais de candidato a franqueado: profissionais que tenham deixado seus empregos recentemente e desejam investir sua rescisão em um negócio e técnicos de eletrônica/reparos que desejam empreender por conta própria. Assistências técnicas já existentes que desejam ingressar na rede também são bem-vindos, assim como outros perfis como o de multifranqueados”, ressalta o diretor da #Hashtec.