Franqueada de rede de produtos de limpeza aumenta vendas em 30% com parceria

A era dos influenciadores está muito longe de acabar e, recentemente, recebeu mais uma nova camada a ser explorada: a dos microinfluenciadores. De acordo com estudo encomendado pela plataforma de estratégia e carreira Expertcity, 82% dos seis mil entrevistados para a pesquisa afirmam que são suscetíveis a seguir uma recomendação feita por um microinfluenciador. Isso porque, como trabalham com nichos mais específicos, se tornam estratégicos para as marcas.

Leticia Yukari Yagura, franqueada da Ecoville, rede de lojas de produtos de limpeza, percebeu esse potencial e, ao fazer parcerias com formadores de opinião específicos, conseguiu aumentar suas vendas diárias em 30%. “Em dezembro do ano passado, entrei em contato com a primeira influenciadora. Montei um kit e ofereci que ela passasse na loja para busca-lo e, assim, conhecesse melhor a marca”, conta.

Ciente de que sua estratégia poderia ser ampliada, a fonoaudióloga, de 38 anos, passou a pesquisar outros microinfluenciadores. Por fim, desenvolveu ações com sete nomes diferentes.

“A cliente que realizou a maior compra desde que a loja foi inaugurada, há sete meses, veio por recomendação de uma das influenciadoras. Elas passam credibilidade e, além de mostrarem o produto, demonstram como eles devem ser usados e quais são os seus resultados, o que passa uma maior proximidade da marca com suas seguidoras”, relata Leticia.

A marca, apoiadora da franqueada nesta estratégia, acredita que os influenciadores podem trazer um enorme impacto para a rede como um todo. “Eles ajudam a alavancar o potencial de toda a empresa, ajudando na conquista de clientes que, de fato, se interessam pelos produtos e que se tornam compradores fieis”, comenta Leonardo Castelo, fundador da Ecoville.

Cuidados com perfil

Leticia reforça que, para ter sucesso com esse tipo de estratégia, é necessário ser muito assertivo na hora de determinar o perfil dos microinfluenciadores que são interessantes e podem realmente contribuir para o crescimento da marca. “Antes de oferecer qualquer tipo de parceria, é preciso acompanhar o formador de opinião por um tempo, para tentar entender qual o tipo de atenção que ela recebe, qual a mensagem que ela passa para seus seguidores”, diz.

Nesta estratégia, a empresária conta com o apoio do seu irmão e sócio-franqueado, Fábio Riudi Takahashi, que está em constante acompanhamento dos canais digitais em busca de parceiros que sejam construtivos para marca e de novidades sobre limpeza que são fundamentais para repassar para nossos clientes.

Para apresentar os lançamentos dos produtos e consolidar ainda mais a loja na região, a franqueada realizou recentemente uma ação com a presença dos influenciadores, que têm em média de 40 a 100 mil seguidores.