Abrir mão de um emprego para ter um negócio próprio. Isso pode parecer loucura aos olhos de alguns, mas outros optam por essa escolha em busca de um novo objetivo profissional. Mas como fazer isso? Qual rumo seguir? Mesmo sem ter experiência em gestão de negócios, é possível seguir em frente e investir. Conhecimento é algo que se adquire e Rogério Francisco Vieira, franqueado da rede Quality Lavanderia, é exemplo disso.
Rogério atuava há mais de 30 anos na área de TI, desenvolvendo serviços de consultoria para grandes empresas, com um currículo sólido, já atuou no exterior. Nos últimos anos, ainda ativo com as consultorias, sentiu uma brusca mudança no mercado de TI, os novos profissionais apresentaram outras tecnologias, com valores inferiores a prática de mercado e, com o tempo, o volume dos seus contratos foi diminuindo. Em paralelo a essa crise, tinha o sonho de ser empreendedor, com isso, foi buscando cursos preparatórios para adquirir o máximo de conhecimento e mudar de área.
Em setembro de 2017, participou de um curso de imersão de empreendedorismo, “em termos de capacitação e estímulo, esse curso foi o divisor de águas na minha decisão de empreender”, comenta Rogério. Alinhando a crise de trabalho com o sonho, o empreendedorismo por necessidade fez com que Rogério tomasse uma atitude, e nessa aventura, ele entrou para uma parcela significativa de um grupo de brasileiros: segundo o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), o percentual de novas empresas (com até 3,5 anos) criadas por necessidade saltou de 29% para 43% em 2015 e se manteve estável nos últimos anos.
Buscando negócios que pudesse investir, percebeu que a atuação em franquias de serviços seria a melhor opção, principalmente de lavanderia, que exige baixa complexidade de operação. Planejou-se e viu a chance de assumir uma das unidades da Quality Lavanderia em São Bernardo do Campo, região onde mora.
De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), as franquias de serviço, do segmento de Limpeza e Conservação, em que se enquadram as lavanderias, vêm apresentando um bom desempenho ao longo dos anos. Nesse primeiro trimestre de 2018, o número de unidades desse segmento cresceu 3,2% em relação ao ano anterior.
“Perder o medo e correr atrás é o ponta pé inicial. Claro que há todo um receio, mas acho que a preparação vem com o tempo. Eu não tinha ideia de como gerir um negócio, o curso foi um empurrão, mas mesmo assim seguia cauteloso. Investir em uma franquia da Quality Lavanderia foi a opção mais confiável que notei, primeiro pelo histórico da rede, depois pelo apoio na gestão, com cursos preparatórios até para contratação e treinamento de funcionários. E, por ser um segmento de serviços, não tenho muita preocupação com itens de estoque. Hoje, tenho mais responsabilidades, mas estou mais feliz, mais livre e mais seguro”, conclui Rogério.