A Mordidela é uma rede de franquias de alimentação no Brasil e líder no segmento de pequenos salgados e doces. Inaugurada em 2015, a marca está presente em mais de 16 estados brasileiros.
A rede possui mais de 100 restaurantes e atende diariamente mais de 10 mil clientes, comercializando mais de 8 milhões de salgados por mês.
A partir de 2016, a Mordidela começou seu processo de expansão de seu negócio, abrindo 50 restaurantes em apenas 10 meses. A projeção é de 300 unidades até o final de 2018. Como? Essa foi uma pergunta que fizemos ao Bruno Zanetti, CEO da Mordidela. Confira a entrevista a seguir.
Mapa das Franquias: Qual o diferencial da Mordidela que faz com que ela seja a única franquia de sua categoria registrada na ABF?
Bruno Zanetti: O primeiro ponto é que entendemos a importância que isso agrega à marca. Costumo dizer que, qual seria a confiança do investidor que fosse comprar um plano telefônico de uma operadora que não fosse homologada pela ANATEL? Seria um risco não? Já que é um dos serviços que mais trazem complicação à nossa vida moderna. Assim, temos que entender que quem compra uma franquia (investimento muito maior e importante que meramente comprar um chip ou plano telefônico) espera credibilidade, confiança, segurança, e termos o selo do órgão que regulamenta o franchising é algo que propicia tudo isso.
É de saber que não somos aventureiros, temos know-how, nascemos de forma pensada, viemos para ficar, temos colaboradores de longa experiência no franchising, que agregam valor à marca Mordidela.
Mapa das Franquias: O site anuncia da marca “SUPORTE TOTAL AO FRANQUEADO” Poderia por favor listas alguns itens desse apoio?
Bruno Zanetti: O suporte começa desde a escolha do ponto comercial (a maioria das franquias deixa isso a encargo do franqueado), análise jurídica do contrato de locação, desde ponto, projeto arquitetônico, assessoria no recrutamento e seleção dos colaboradores a serem contratados pelas unidades, SGi, consultoria contábil, transferência de know-how em treinamento para o franqueado e colaboradores.
Mapa das Franquias: Qual é o perfil ideal do franqueado? Precisa entender de cozinha, botar a mão na massa?
Bruno Zanetti: Para o nosso modelo de negócio o ideal é que o franqueado primeiro compre a ideia, tem que minimamente acreditar no negócio, quando isso acontece automaticamente vem à tona as características que esperamos dos franqueados: que é de estar à frente da operação, acatar as diretrizes da franqueadora, ter paixão pelo negócio. Na prática não exigimos que entenda de cozinha, já que um dos principais diferenciais da Mordidela é que os produtos chegam prontos para as unidades, além de que o franqueado e equipe passarão por treinamento prático de cinco (05) dias na sede de franqueadora, saindo daqui habilitados a gerirem suas respectivas unidades.
Mapa das Franquias: Como o franqueado é treinado?
Bruno Zanetti: Como dito acima, ele será convidado assim que já tiver ao menos o ponto comercial já definido, e poderá trazer consigo mais duas pessoas (colaboradores). O treinamento engloba a teoria (financeiro, jurídico, contábil, recrutamento e seleção, direito, tributação, comercial etc.), bem como a prática, onde aprenderão sobre abordagem de clientes, prospecção de novos clientes, parcerias para potencializar a fidelização de clientes, e claro, como operar a parte de cozinha.
Mapa das Franquias: Extraído do release: “o Whatsapp é uma arma e tanto na fidelização dos clientes.” Poderia dar detalhes e exemplo dessa fidelização via Whatsapp, por favor?
Bruno Zanetti: Hoje a abordagem do cliente que adentra a sua unidade é um fator que pode culminar com o sucesso de sua operação. Sempre em nossos treinamentos orientamos o franqueado a ter consigo uma planilha contendo nome, e-mail, whatsapp e data de aniversário, pois assim criam-se listas para informar as ofertas do dia, promoções, parabenizar o cliente pelo seu aniversário. Tem dado muito certo.
Mapa das Franquias: São 130 lojas atualmente, mas a Mordidela pretende chegar a 300, correto? Qual a estratégia para alcançar esse objetivo?
Bruno Zanetti: Isso mesmo, é um número agressivo e estamos correndo atrás dessa meta. Investimos pesado em Google Adwords para captação de novos interessados pela franquia, participamos de grandes feiras do segmento franchising, como a do Empreendedor do SEBRAE no mês de abril, as da ABF SP e RJ, que são as maiores do Brasil e América Latina. E não podemos deixar de destacar que estamos dia a dia melhorando no suporte ao franqueado, isso potencializa demais a nossa expansão, uma vez que os novos investidores primam muito por fazer o contato com quem já esteja em operação.