Recente pesquisa realizada pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM), aponta que quatro em cada dez brasileiros adultos já possuem um negócio ou estão envolvidos com a criação de uma empresa. O sistema de franquia é um dos caminhos mais confiáveis para quem deseja trilhar no setor, além de oferecer infraestrutura e suporte ao empreendedor, as marcas já são conhecidas e consolidadas no mercado.
De acordo com o balanço da Associação Brasileira de Franchising (ABF), os setores que mais cresceram em faturamento no terceiro trimestre de 2017 foram os de alimentação (6,1%), saúde, beleza e bem-estar (9,2%), moda (7,8%) e serviços e outros negócios (9,7%). Para aqueles que planejam empreender em 2018, sugerimos nove marcas dos setores mais promissores do momento.
Zaeli
A Zaeli é uma indústria de alimentos fundada há quase 50 anos na cidade de Umuarama, no Paraná. A empresa, que fabrica mais de 350 produtos, atua com a venda para estabelecimentos comerciais localizados, principalmente, em cidades do interior do País. Em 2017, a empresa inicia sua expansão para a cidade de São Paulo e região metropolitana por meio de uma rede de franquias de lojas de vizinhança. Atualmente, são mais de 700 funcionários diretos, além de 250 representantes, 13 centros de distribuição e 17 distribuidores. O investimento total aproximado em uma franquia da Zaeli varia entre R$ 150 mil e R$ 180 mil.
Patroni
Com mais de 30 anos no mercado, a rede de franquia de pizzarias Patroni está presente em 24 estados e oferece quatro modelos de negócio que cabem em todos os bolsos e variam de R$ 105 mil (delivery) a R$ 775 mil (Don Patroni). Os formatos são implantados de acordo com a característica e poder aquisitivo de cada região.
Nhô Sorvetes
A tradicional sorveteria Nhô Sorvetes de São José do Rio Preto, interior de São Paulo, acaba de entrar no segmento de franchising e oferece quatros formatos de negócio com investimento inicial entre R$ 113.900 mil a R$ 180 mil, incluindo taxa de franquia e capital de giro.
Green Station
No verão, as pessoas optam por comidas mais leves e a salada acaba sendo uma alternativa saudável. Uma das redes que se destaca nesse mercado por oferecer esse tipo de refeição fast food é a Green Station. A marca oferece modelo de franquia com investimento inicial a partir de R$ 117 mil.
Partmed
Rede de franquias de clínicas médicas, a PartMed oferece consultas, exames de diagnóstico, internações e cirurgias particulares, na própria rede ou em hospitais parceiros. A rede atua em um mercado que atualmente apresenta alta demanda, principalmente devido à dificuldade de conseguir atendimento no SUS e à saída em massa dos usuários dos planos de saúde. A PartMed apresenta uma solução para este público, com preços acessíveis e atendimento de qualidade. O investimento inicial é de R$366 mil.
Emagrecentro
Há 31 anos no mercado, a rede de estética Emagrecentro, com mais de 100 franquias espalhadas no Brasil, oferece modelos de negócio para investir a partir de R$ 72,800 mil.
Sigbol Fashion
A única rede de franquia de cursos profissionalizantes na área de moda no Brasil, Sigbol Fashion oferece um modelo enxuto de negócio em que a profissional pode dar aulas em casa. Com um valor de investimento de R$ 17 mil, a costureira vai contar com o acompanhamento e treinamento necessário da franqueadora para se tornar a dona do próprio negócio.
Alphabeto
Uma das marcas mais tradicionais do mercado de roupas infantojuvenil, a rede de franquia Alphabeto se diferencia no mercado por vestir crianças de 0 a 16 anos, além de fabricar todas as peças comercializadas. Todas as etapas do processo são desenvolvidas na fábrica, localizada em Minas Gerais, que inclui desde a criação de cada item das coleções até os tecidos exclusivos rede. Com 78 franquias espalhadas no país, a marca oferece modelos de negócio com investimento inicial a partir de R$ 315 mil.
Jan Pro
Especializada em limpeza comercial, a JAN-PRO oferece modelos de franquia com investimento inicial a partir de R$ 20 mil reais até R$ 157 mil. Em todos os casos, a empresa possibilita a aquisição de contratos, garantindo ao franqueado o primeiro cliente ou a devolução do dinheiro.