A fatia da população que abriu mão de planos odontológicos nos últimos anos, em decorrência da crise econômica, é um motivador para quem quer investir na área. Inspirado pelo sucesso de clínicas médicas populares que crescem em ritmo acelerado, o Centro Odontológico do Trabalhador, ODONTOCOT, lança franquia com serviços especializados voltados às classes C e D.
“Oferecemos tratamentos odontológicos rápidos, acessíveis e com a qualidade de clínicas de classe A e com preço de classe C, mas que a classe D também pode pagar”, explica Fernando Rocha, fundador da ODONTOCOT. As unidades oferecem até 20 tipos de tratamentos, de baixa e média complexidade. O portfólio varia de acordo com a demanda local e inclui áreas como limpeza, tratamento de canal, implantes, prótese, extração, clareamento, restauração e obturação.
Com franquias inauguradas em 2017, em Curitiba (PR) e Manaus (AM), a rede quer abrir mais 15 unidades ao longo de 2018, e assim gerar oportunidades e levar belos sorrisos a todo país. Não é necessário ser dentista para aderir ao modelo de negócio. “Buscamos pessoas com vontade de empreender, que estejam 100% dedicadas e dispostas a oferecer um tratamento odontológico de qualidade para gerar valor à vida das pessoas”, diz Rocha, que tem 10 anos de experiência no ramo.
Além de investir em um modelo de negócio já testado e consolidado no mercado, o franqueado tem acesso a compras de materiais e instrumentos mais baratos que os oferecidos pelo mercado – por meio de fornecedores homologados – e suporte do franqueador.
O investimento inicial varia de R$ 220 mil no modelo Smart (a partir de 3 cadeiras) a R$ 350 mil no modelo Premium (a partir de 6 cadeiras), já somados capital de giro e taxa de franquia – para ambos existe a possibilidade de contar com estrutura maior. A média de faturamento é de R$ 55 mil no modelo Smart e R$ 110 mil no Premium, e o prazo de retorno do valor investido é de 18 a 24 meses.