A OakBerry Açaí Bowls nasceu em 2016 para atender o nicho de mercado do fast-food de alimentação saudável.
O portfólio da rede apresenta porções de açaí 100% natural em três tamanhos e mais de 15 coberturas, além de algumas opções extras – desde as mais conhecidas, como banana, granola de castanha e mel orgânico até chia, whey protein, pasta de amendoim com mel orgânico e paçoca diet.
Atualmente a rede tem unidades em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. A meta é inaugurar mais 60 operações em 2018.
Conversamos com Georgios Frangulis, CEO e fundador da OakBerry Açaí Bowls, para saber detalhes desse crescimento e da relação franqueadora x franqueados. Confira.
Mapa das Franquias: Como surgiu a marca e como foi seu ingresso no franchsing? O quanto foi pensando no futuro franqueado nesse processo?
Georgios Frangulis: A marca surgiu nos Estados Unidos focada em suprir uma demanda não atendida no mercado de alimentação, o fast-food saudável. Desde o início, o negócio foi pensado para o modelo de franquias.
Trabalhamos para alcançar menores custos operacionais e uma operação mais prática e enxuta para que fosse facilmente gerida pelo franqueado. O padrão de rede, manuais e procedimentos, foram diretamente pensados para o franqueado, para que o mesmo alcance resultados financeiros operando um PDV de maneira simples.
Mapa das Franquias: Para 2018, o plano é a abertura de mais 60 operações, com faturamento em torno de R$20 milhões. Qual a estratégia e quais praças onde pretendem crescer?
Georgios Frangulis: Pretendemos manter nossa estratégia em São Paulo, capital, expandindo a rede e fortalecendo a marca. O interior de São Paulo possui uma grande demanda e consome bastante açaí e acreditamos abrir ao menos 10 unidades em cidades do interior paulista.
MG, RJ e Bahia são praças que trabalharemos com mais atenção nesse ano. Utilizaremos a mesma estratégia que foi aplicada para a cidade de São Paulo, buscando pontos de visibilidade grande para que, além de boas operações, o próprio PDV seja o “outdoor” da marca.
Estratégia de crescimento
Mapa das Franquias: Como é calculado o potencial para saber se há espaço para uma unidade em determinado local? E como pretendem alcançar possíveis franqueados?
Georgios Frangulis: Trabalhamos com uma consultoria de mercado especializada em franchising que analisa ponto a ponto cada uma das possíveis unidades, aprovando juntamente conosco o potencial do local determinado.
Mapa das Franquias: Quais os planos e estratégias para expansão internacional? O franqueado nos EUA terá uma operação diferenciada?
Georgios Frangulis: Começaremos com unidades próprias na Florida e Califórnia ainda no primeiro semestre de 2018. Conquistar o público através da marca e fortalecer ao máximo a ideia de que um copo de OAKBERRY pode substituir qualquer refeição do dia a dia do cliente. Os moldes para os franqueados serão muito parecidos com os do Brasil.
Mapa das Franquias: Como é o treinamento dos franqueados? E como a franqueadora acompanha as operações no dia a dia? intranet, Whatsapp, outros?
Georgios Frangulis: A franqueadora realiza treinamentos diversos com os franqueados e suas equipes.
Possuímos um guia de fornecimento que é utilizado para explicar ao franqueado quem serão seus fornecedores, como serão feitos os pedidos de cada produto e a periodicidade.
Através do manual de implantação, o franqueado é guiado automaticamente para cada passo da implantação da unidade.
O manual de atendimento é utilizado para treinar franqueado e brigada, através das supervisoras de rede, que acompanham a inauguração das operações por pelo menos dois dias e treinam a equipe do franqueado em uma unidade que já está operando pelo mesmo período.
A franqueadora possui relatórios semanais vindos de todos os fornecedores da rede, além do sistema de multi lojas online que atualiza em tempo real todas as vendas, ticket médio entre outros fatores, de cada unidade franqueada.
Os franqueados possuem contato direto com as supervisoras de rede caso haja algum problema pontual a ser solucionado.
Mapa das Franquias: Tenho dinheiro para investir em franquia. Por que eu escolheria a OakBerry? É possível dizer isso de forma sucinta para nosso leitor?
Georgios Frangulis: A OAKBERRY foi pensada para o franqueado. A operação foi constituída para ser o mais enxuta possível, de gestão prática e simples, o que resulta em uma margem de lucro acima do padrão para o mercado de franquias, com isso, um payback mais rápido, entre 10 e 18 meses em média, com um investimento relativamente baixo para quem busca esse tipo de retorno.