Empreender não significa pensar apenas no próprio crescimento, mas sim no da sociedade como um todo, oferecendo oportunidades e alternativas. Cada dia mais competitivo, o mercado de trabalho exige fluência em línguas estrangeiras dos candidatos a vagas de emprego, porém o ensino não está acessível a toda população.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Catho, empresa de recrutamento, o domínio de um idioma estrangeiro pode aumentar o salário em até 52%. Segundo a mesma pesquisa, no Brasil, apenas 5% da população fala uma segunda língua e menos de 3% têm fluência em inglês.
Pensando em oferecer oportunidades àqueles que não têm condições financeiras ou acesso a aprendizagem do idioma inglês, a Academia Washington Franchising, rede de franquias de escolas de inglês, criou o projeto Aluno Nota 10. O projeto inclui alunos da rede pública, com alto desempenho escolar e sem condições financeiras de custear o curso. Ao aluno são ofertados materiais didáticos, chamados de books, e isenção de mensalidade.
O projeto que teve início há um ano, conta atualmente com a participação de 11 alunos. “Acreditamos que por meio deste projeto estamos contribuindo para a transformação do mundo. Uma vida por vez”, conta Siddhartha Costa, CEO da rede.
Todas as unidades franqueadas ou licenciadas da Academia Washington Franchising podem participar do Aluno Nota 10. A cada 50 alunos matriculados nos cursos em um semestre, a unidade recebe um book no semestre seguinte. As bolsas são gratuitas, custeadas pela franqueadora.
Cada franqueado escolhe um ou mais colégios públicos das cidades e conversa com diretores e coordenadores pedagógicos. A escolha deve ser feita pelos orientadores levando em consideração o ano escolar. O aluno deve estar cursando o 8º ano, antiga sétima série, além disso, precisa ter boas notas, ser responsável, ter compromisso com os estudos e bom comportamento.
O aluno ingressa no curso Prime I e, para não perder o benefício, deve tirar notas acima de 7,5. A duração do benefício é de três anos, o que significa seis estágios do curso. “O Aluno Nota 10 contribui para a transformação da sociedade e permite um futuro totalmente novo para o aluno. Queremos preparar as pessoas para o mercado de trabalho, já que o inglês abre portas não só no momento da contratação, mas também no crescimento da carreira”, finaliza Siddhartha.