Entre dezembro de 2015 e fevereiro de 2016, o Sebrae entrevistou mais de 6 mil pequenas empresas em todo o Brasil a fim de analisar uma série de aspectos envolvendo o relacionamento entre empreendedores e seus contadores, e os resultados foram surpreendentes:
1. Mais de 60% dos entrevistados gostariam que seus contadores se engajassem mais do planejamento do negócio e fornecessem conselhos estratégicos.
2. Sessenta e três por cento dos proprietários de microempresas desejam que seus contadores sejam mais proativos em relação ao uso da tecnologia na prestação de seus serviços;
3. Quase 80% dos entrevistados acreditam que seus contadores não são proativos o suficiente para dar-lhes recomendações que podem melhorar os seus negócios, sendo que apenas 25% desses empresários recebem esse tipo de suporte;
4. Oitenta e quatro por cento dos ouvidos no levantamento gostariam que seus contadores realizassem um planejamento tributário apropriado à realidade e às necessidades de suas empresas. Contudo, somente 54% dos contadores atuam proativamente nesse sentido.
5. Setenta e sete por cento dos microempresários gostariam que seus contadores enviassem relatório de desempenho, além de diagnósticos precisos do negócio através dos dados contábeis gerados. Entretanto, apenas 29% os contadores oferecem serviços desse gênero.
6. Mais de 70% dos empreendedores gostariam que seus contadores os respaldassem na gestão financeira de seus negócios, mas apenas 23% das empresas de contabilidade o fazem.
7. Metade dos entrevistados conversam com seus contadores, no máximo, duas vezes por mês.
Embora a maioria das empresas de contabilidade ainda não tenham percebido a demanda do mercado por esses serviços, um empreendimento foge à regra. A rede de franquias Contab Express, criada em 2016, surgiu em meio à busca por mudanças no segmento contábil e soube aproveitar um nicho ainda pouco explorado. A empresa oferece serviços de contabilidade para os clientes de seus franqueados, enquanto seus colaboradores se dedicam exclusivamente a estabelecer e estreitar o relacionamento com os consumidores.
“Nossos franqueados são como consultores de negócios, que oferecem atendimento personalizado aos clientes. São eles que captam os clientes, ouvem suas expectativas, entendem que tipo de trabalho precisa ser feito e fazem o encaminhamento para o nosso time de profissionais, para que, enfim, o trabalho solicitado possa ser desenvolvido. Em outras palavras, oferecemos ao mesmo tempo agilidade na informação e atendimento personalizado”, explica o gerente da Contab Express Fabio Fat Sun Cheung.
Como ele explica, o franqueado agrega valor ao serviço e ao capital intelectual já oferecidos pela franqueadora.
“O que a Contab fez foi aproveitar a oportunidade de captar pessoas capazes de expandir nossos serviços para todo o Brasil, e garantir, através do nosso modelo de negócio, um atendimento mais humanizado para o cliente final. A gente costuma ouvir gente se queixando de que não vê o contador e que só conhece o motoboy, mas o nosso cliente se sente mais seguro e confortável com os franqueados”, explica.
Fábio Tomás da Cruz Santosdeixou um escritório de contabilidade do qual era sócio e tornou-se um franqueado da Contab Express em dezembro de 2016 porque se sentiu atraído exatamente pelo modelo de negócio proposto pela rede.
“A gente foca em manter a operação e acaba faltando tempo para fazer a captação de cliente. Com esse modelo de negócio, você não fica tanto tempo atrás do computador, envolvido no dia a dia do escritório, porque a parte burocrática fica a cargo da franqueadora”, afirma Santos, que atua na área de contabilidade há nove anos.
Ele conta que após a assinatura do contrato – que pode variar de um a cinco anos – tem a responsabilidade de fazer no mínimo uma visita mensal a cada um de seus clientes.
“Como consultor, você tem que ter em mente quais são as necessidades do seu cliente e descobrir como pode agregar ou auxiliar na administração da empresa dele”, salienta o franqueado. Faz parte da etapa inicial do seu trabalho como consultor analisar a demanda do cliente e lhe oferecer uma proposta, fechar o trabalho e encaminhar as informações para que a franqueadora dê continuidade ao projeto. É um trabalho feito literalmente a seis mãos: cliente (compartilhamento da demanda), franqueado (captação do consumidor, elaboração da proposta e preparação do contrato) – franqueadora (recebimento e execução do trabalho).
A Contab Express conta hoje com mais de 30 franqueados. Grande parte já atuava na área de finanças e resolveu aproveitou o tino comercial para empreender. “Nossos colaboradores precisam ter afinidade com a área de finanças e ser empreendedor, além de ter um perfil comercial e boa comunicação. Entender do seu produto não vai garantir que você seja bem sucedido, mas dará a você e ao cliente mais confiança”, alerta Cheung.
Embora a franqueadora prefira trabalhar com consultores que já atuam na área de finanças, esses profissionais não precisam ser especialistas. Por trás da Contab Express existe toda a expertise do Grupo Dicon, um dos maiores escritórios de contabilidade de Taubaté, presente no segmento contábil há mais de 35 anos.
“Se você tiver qualquer dúvida, precisar de qualquer suporte, ou não se sentir confortável para falar sobre o nicho de um cliente em especial, pode ligar para a franqueadora. Ela tem especialistas em cada departamento: jurídico, legal, contábil, fiscal etc. Se você precisa de um desses profissionais, eles fazem uma conferência com você e te ajudam no que for preciso”, confirma Santos.
O acompanhamento e feedback realizados pelo franqueado/colaborador também se estendem à plataforma digital, outro diferencial oferecido pela Contab Express. Existe um sistema informatizado onde é armazenada toda a documentação e registrada e atualizada todas as informações que podem ser do interesse do cliente. É a Contab Express oferecendo o melhor dos dois mundos: uso integrado da tecnologia e consultoria humana de ponta por meio de um serviço que satisfaz não apenas os clientes, mas também os franqueados.
“Ser um colaborador da ContabExpress implica uma série de vantagens. Primeiro, você conta com o nome, a carteira de clientes e o know how da empresa, que faz o processamento de tudo e conta com especialistas que estão sempre se atualizando em suas respectivas áreas. Segundo, você oferece um serviço diferenciado a partir do momento em que entra no mercado e passa a oferecer um atendimento personalizado ao seu cliente. Por último, você conta com a eliminação do custo físico, já que você pode adotar o formato home based, sem a necessidade de obrigatoriamente abrir um escritório”, enumera Tomaz.
Em outras palavras, a Contab Express busca, de fato, fazer a diferença na vida de seus clientes e colaboradores. Em uma época em que todas as empresas parecem oferecer os mesmos serviços, é preciso estar atento às demandas do mercado. Os clientes de hoje não buscam apenas um contador, mas também um consultor, um conselheiro que o ajude a se tornar bem sucedido ao longo de sua carreira como empreendedor.