O esporte é considerado um dos principais fenômenos do mundo, indo muito além de somente exercícios físicos, mas alcançando também a indústria esportiva que atualmente movimenta cerca de R$ 67 bilhões de acordo com o Assessor da Presidência da Fundação Getúlio Vargas, Istvan Kasznar. A movimentação é gerada principalmente por agrupamentos privados, como: Confederações, Federações, Associações, ONGs e Setores de Serviço (marketing, educação esportiva, telecomunicações, mídia, entre outras).
O mercado de patrocínio esportivo movimenta cerca de R$665 milhões, de acordo com pesquisa realizada pela BSB – Brunoro Sport and Business. O futebol é a área esportiva que recebe a maior parte de todos os investimentos, contando com 68% o que equivale a R$452,2 milhões, após o futebol está o vôlei com 16%, o basquete com 9% e por fim, o futsal com 7%.
Estimulando o empreendedorismo
De acordo com estudo realizado por Amir Somoggi, consultor de marketing e gestão esportiva, formado pela ESPM-SP especializado em gestão esportiva pela FGV-SP e pós graduado em marketing esportivo pela Universidade de Barcelona, Espanha, os custos dos trabalhos do departamento de futebol do Brasil atingiram um valor recorde em 2017. O valor gasto em 2016 foi de R$ 2,9 bilhões, tratando-se de um aumento de 9,1% em relação a 2016. As receitas de todos os times de futebol atingiram no ano de 2016 R$5,4 bilhões, um crescimento de 30% em relação a 2015.
O mercado esportivo pode ser considerado um setor ainda distante para alguns investidores, mas a área é atraente já que gera a movimentação de bilhões de reais anualmente no Brasil, uma vez que a indústria de artigos esportivos tem crescido gradativamente em relação ao crescimento da pratica de esportes no país, de acordo com a Abriesp – (Associação Brasileira da Indústria do Esporte).
O mundo esportivo tem grandes vantagens além de despertar paixões, uma delas é o rendimento de bons lucros e negócios. No Brasil, considerado o país do futebol, somente dez torcidas chegam a somar mais de 120 milhões de consumidores.
De acordo com a ABF – Associação Brasileira de Franchising, os segmentos de esporte, saúde, beleza e lazer, obtiveram um crescimento em seu faturamento de 15% em 2016 e em 2015 o setor esportivo faturou R$25 bilhões, o que representa 18% do faturamento do setor de franquias localizadas no Brasil.
Êxito no franchising
A Loja das Torcidas atua no segmento esportivo e teve início no franchising no ano de 2012. A rede de franquias tem como foco principal o público apaixonado pelo futebol. A Loja trabalha com produtos e souvenirs dos principais clubes nacionais e mundiais e busca realizar a união de todas as torcidas em somente um único espaço trabalhando com produtos variados que atendem a todos os gostos.
“A economia esportiva abrange um mercado gigantesco e a movimentação financeira gerada é ainda maior. Almejamos finalizar este ano com chave de ouro, já que nossa meta para fechamento relacionado à movimentação gerada pela Loja dentro do setor esportivo em 2017 é de R$900 mil e para o ano de 2018 nossa meta de movimentação que atribui à economia esportiva e toda movimentação financeira é de R$1,5 milhão”, explica David Salgado, diretor de expansão da rede.
O ano de 2017 foi positivo para a Loja das Torcidas, pois além do aumento das vendas, houve também grandes investimentos, começando pela unidade piloto que ganhou um novo layout e um novo conceito para ser apresentado na unidade que foi a primeira a receber a inovação. “Juntamos a paixão pelos esportes e a arte com uma loja inteiramente grafitada representando bem a cara da Loja das Torcidas. Uma loja completa com produtos dos maiores clubes do mundo e de diversas modalidades esportivas, dentro de um espaço de 66m² que vão proporcionar maior conforto e comodidade para o cliente”, explica o diretor que finaliza: “Nossa meta é chegar a 50 unidades até o final do ano que vem, uma vez que temos por mês um crescimento de 10% a 15% em termos de vendas de produto”.
Investimento e rentabilidade
Com um investimento inicial de R$150.000 (taxa de franquia R$35 mil + taxa de instalação R$47.300 + estoque inicial R$40 mil + capital de giro R$20 mil) a Loja das Torcidas tem um prazo de retorno de 12 a 18 meses.
A marca presta total suporte ao franqueado durante todas as fases de implantação (antes, durante e depois), conta com um modelo de negócio aprovado, mercado com grande potencial e amplo crescimento, estratégias de marketing atuante, canal em funcionamento de comunicação interna; orientação quanto à escolha do ponto comercial, produtos que contam com valores variados, entre outras inúmeras vantagens de ser franqueado Loja das Torcidas.
Mercado em movimento
A maior transação esportiva foi próxima de R$820 milhões, realizada pelo Paris Saint-Germain na compra do jogador Neymar. Considerada a maior movimentação financeira da história esportiva, essa contratação afeta positivamente a todos os envolvidos no meio, uma vez que sempre que um jogador é contratado para fazer parte de certo clube, há grande probabilidade de que os torcedores consumam produtos da marca do clube atual gerando renda para diversos setores do mercado.
O marketing esportivo também é uma ferramenta muito utilizada para impulsionar o mercado.
O patrocínio ligado ao marketing esportivo não é a única maneira de ser feito, pois os grandes clubes, em destaque para os de futebol, passaram a realizar novos meios de investimentos para envolver os torcedores, um deles é o OTT – Over The Top, que está relacionado com o conteúdo de audiovisual e mídias que estão obtendo grandes expansões cada vez maiores, por meio da internet. O mercado de OTT movimentou no ano de 2016 aproximadamente US$6,3 bilhões e a previsão é de que até o ano de 2020 a movimentação do mercado chegue a US$ 13,7 bilhões devida a vasta expansão que atraiu olhares dos inúmeros clubes de futebol para realizar investimentos de diversas formas.