Dispor de uma equipe constituída e preparada para oferecer um diferencial é um dos caminhos para o sucesso. O suporte ao franqueado está incluso neste contexto, sendo assim, torna-se possível entender o motivo dos empresários/franqueadores investirem cada vez mais neste item.
Oferecer um bom suporte ao franqueado já é um bom passo para ter a segurança de que a execução dos serviços será feita com maior qualidade, já que alguns franqueados não possuem experiência em administrar um negócio, então vai do franqueador e de sua rede buscar oferecer e guiar seu franqueado para o sucesso, visto que com um bom suporte o franqueado pode atuar com segurança em sua unidade.
No franchising desde 2010, a Rede Leve Pizza é a pioneira das pizzas pré-assadas no Brasil. Com uma extensa variedade de opções no cardápio, atualmente conta com mais de 120 unidades de pizzas pré-assadas espalhadas por todo o Brasil. Por trás de tamanho sucesso em vendas e crescimento, é possível enxergar facilmente um dos grandes diferenciais oferecido pela marca: o Suporte ao Franqueado.
“Em primeiro lugar, devemos entender que muitos franqueados investem tudo o que tem para ter sua franquia. Eles esperam que este investimento, além de um retorno financeiro, lhes traga estabilidade. Podemos dizer, de certa forma, que o franqueado comprou um sonho, mais do que isto, atingiu uma de suas metas de vida. O mínimo que um franqueado espera é um suporte competente e preciso da franqueadora onde ele será bem atendido, ouvido, compreendido e terá uma solução para um eventual problema. Ele espera que suas dúvidas sejam resolvidas, que tenham atendimento com pessoas capacitadas e objetivas. O franqueado também quer ser informado sobre as novidades da rede. Cabe então ao consultor ou setor responsável responder prontamente, explicando ao franqueado suas dúvidas, lembrando sempre (dos padrões) e apresentando soluções para sua questão. Todos esses procedimentos são diariamente executados na Rede Leve Pizza”, explica Tiago Azem, diretor executivo da marca.
Diferenciais e Aperfeiçoamento
Os principais métodos operacionais oferecidos como suporte ao franqueado pela marca são: Ferramentas de Gestão; Manuais de Procedimentos; Treinamentos via telefone; Skype, realinhamento in loco quando necessário; consultoria semanal para acompanhamento.
A consultoria in loco realizada pela Rede Leve Pizza, além de presencial, é realizada semanalmente com o franqueado via telefone, para orienta-lo, informar e até mesmo cobrar medidas e ações sugeridas ou implantadas. “Também nestas consultorias, observa-se se o franqueado está seguindo (os padrões) estabelecidas pela franqueadora, corrigindo o que estiver fora do padrão e orientando o franqueado sobre a importância de seguir determinadas regras para manter a qualidade e a força da marca”, relata Azem.
Franqueadoras que oferecem diferenciais para seus clientes sem dúvida podem contar com um ponto a mais nas mãos, já que é de máxima importância buscar o máximo comprometimento com o franqueado que necessita de uma equipe preparada. “Um dos principais suportes é a sinergia e o empenho de cada membro e setor da franqueadora para que o franqueado se sinta amparado em todos os sentidos. O diferencial deve ser uma resposta rápida e objetiva, focando no real problema do franqueado e com uma solução cabível ao momento do franqueado, ajudando-o a enxergar os pontos que o impedem de visualizar o que precisa ser mudado ou corrigido”. Explica o diretor que completa: “Quando o franqueado percebe que existe esta sinergia na franqueadora, onde todos trabalham em busca de um objetivo comum, o bem de toda a rede, respondendo as suas solicitações em tempo hábil, isto gera conforto, satisfação e confiança no franqueado para com a franqueadora”.
Realizar investimentos para modernizar o perfil de consultores que atendem cada franqueado, é mais um diferencial feito pela rede. “Para atendermos a necessidade de cada franqueado, nossos consultores buscam saber principalmente sobre a região em que se encontra a unidade, o perfil do franqueado e as melhores soluções para cada um deles. Já que cada setor da franqueadora deve auxiliar o franqueado em áreas específicas de sua competência, como por exemplo, o financeiro com orientações sobre boletos e pagamentos, operações com padronização e normas para o bom funcionamento de toda a rede, consultores para auxilia-lo na gestão de sua unidade, soluções, entre outras opções”, completa Tiago.