Espírito empreendedor e vontade de trabalhar muitas vezes não são suficientes para manter uma franquia e alcançar o almejado sucesso profissional atuando de forma independente. Em tempos de crise econômica, adquirir uma franquia pode ser a chave para tornar-se o próprio patrão e investir em carreira solo. Porém, tão importante quanto a disposição para trabalhar por conta própria, ter o suporte da franqueadora em assuntos voltados à gestão e administração dos processos pode ser um grande trunfo para que o negócio dê certo.
Os resultados do setor têm chamado a atenção. Nos três primeiros meses deste ano houve um aumento de 9,4% no número de abertura de franquias, em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Além disso, a expectativa do setor é de que o faturamento neste mercado cresça de 7% a 9% em 2017.
Segundo Evandro Pinotti, presidente da holding EFFE Franchising, os dados demonstram a eficiência do setor em conjunto com a capacitação de franqueados e processos sólidos oferecidos pelas franqueadoras. “O portfólio de ações e resultados testados por outros franqueados sustenta o que é aplicado na rede, esses são os principais benefícios oferecidos pela franqueadora”, disse.
Confira outros benefícios listados pelo especialista:
1) Experiência – Seja por meio de uma unidade piloto ou pela trajetória da empresa no segmento, a franqueadora sempre oferecerá boas alternativas a um problema apresentado pelo franqueado. Ela garante a solidez da marca e trabalha em conjunto com o empreendedor para que o negócio prospere.
2) Conhecimento – O know-how da franqueadora é uma vantagem do franqueado frente a concorrência. Este conhecimento inclui processos e métodos próprios definidos ao longo de anos de experiência da franqueadora no mercado.
3) Consultoria especializada – O franqueado tem à disposição informações e soluções personalizadas, com orientações sobre como, quando e por que colocar em prática determinada ação. É preciso apenas que o franqueado esteja disposto a ouvir e considerar novas opiniões.
4) Acompanhamento em todas as etapas do negócio – A franqueadora não oferece suporte ao franqueado apenas no início do negócio e sim em todas as etapas, uma vez que o franqueado é parte da marca e é também um dos objetivos da franqueadora fazê-la crescer e prosperar.
5- Avaliação dos resultados – De posse de informações de mercado e de soluções eficazes em diversos mercados, a franqueadora é capaz de mensurar, junto ao franqueado, os principais resultados da ação, de forma a qualificá-la como uma alternativa eficiente ou apontar novos caminhos. A parceria entre as duas pontas é fundamental para que a franqueadora ganhe mais conhecimento e o franqueado, mais lucratividade.
“A franqueadora atua ao lado do franqueado, oferecendo ferramentas e ações que contribuem para o êxito da franquia. Assim, é preciso transparência e comprometimento para que essa relação seja relevante e prospere”, finaliza Pinotti
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