Quem deseja abrir um negócio de uma marca já consolidada e num ramo com pouca concorrência ganha, em setembro, uma nova oportunidade. Com 16 anos de mercado e 4 mil km² asfaltados, a Único Asfaltos, pioneira no segmento de franquias industriais no país, lança um novo modelo. Com investimento inicial de R$ 195 mil (incluindo taxa de franquia e capital de giro), 60% mais barato que a versão tradicional, a ideia é flexibilizar as possibilidades de virar um parceiro da marca por meio da locação da usina de asfalto.
O modelo tradicional empregado pela rede desde o início do franchising, em 2014, custa R$ 470 mil (sem taxa de franquia; incluindo capital de giro). No novo, além do investimento inicial exigido, paga-se um aluguel de R$ 15 mil mensais. “Nossa intenção é oferecer uma oportunidade àqueles que não têm o valor total para investir logo de cara”, explica Adriana Dicesare, gerente de marketing da Único Asfaltos. A locação começa a valer no momento em que a usina é entregue ao franqueado, com contrato de cinco anos, sendo que nos meses de manutenção – feita pela própria franqueadora –, ele é isento do aluguel.
Nos dois modelos, a marca oferece a implementação “chave na mão” (turn-key), ou seja, a fábrica é entregue pronta para uso, com instalação e calibragem das máquinas já feitas pela franqueadora. O suporte oferecido pela rede é 24h. “Muitas franquias oferecem treinamento e passam uma série de obrigatoriedades aos franqueados, mas não se dedicam ao acompanhamento”, diz Adriana.
Trajetória de sucesso
Fundada em 2001 pelo empresário Jorge Coelho, a marca se diferencia por seu asfalto aplicado a frio que leva em sua receita um aditivo capaz de proporcionar estocagem de até 24 meses – o asfalto comum endurece, em média, em quatro horas. “Nosso produto, por ser estocável, pode ser usado tanto por uma pessoa física para tapar um buraco no quintal de casa como pela prefeitura em obras de ruas e estradas. Queremos que ele seja vendido ensacado, em lojas de construção”, declara Jorge. Ele destaca também que, pela facilidade e mobilidade no uso da fábrica – é móvel e pode ser ativada sempre que for preciso por produzir menos toneladas e a custos menores que as tradicionais –, um segmento carente desse serviço é atendido.
O faturamento médio de uma franquia da Único Asfaltos é de R$ 100 mil mensais, com margem de lucro de até 30%, e o tempo de retorno do investimento é de 12 a 18 meses. A rede possui 138 unidades no mundo (nos Estados Unidos, Colômbia e República Dominicana), 126 dessas só no Brasil, e fatura R$ 80 milhões. Até 2018, a meta é abrir 50 novas fábricas, com foco no Nordeste. “Com nosso novo modelo, queremos facilitar o acesso para um público específico de pessoas que deverão adentrar em um mercado milionário, popularizando o entendimento e uso de asfaltos”, afirma o fundador.