Tem felicidade maior do que planejar aquele local que você sonha conhecer a tanto tempo? E ainda poder fazer a alegria da garotada.
Orlando e Miami foram os destinos mais procurados pelos brasileiros em viagens ao exterior em 2016. Segundo a Associação Brasileira das Agências de Viagem (Abav), estima-se que a demanda por viagens de lazer em 2017 cresça entre 8% e 14%. “Os brasileiros vão poder viajar mais, gastando menos, porque uma das vantagens da ocupação pulverizada ao longo do ano é o maior equilíbrio na equação oferta x demanda, o que impacta diretamente na composição das tarifas aéreas e hoteleiras”, comentou o presidente Edmar Bull.
Terra do Mickey
A cidade de Orlando, importante município na região central do estado da Flórida nos EUA, é um dos destinos preferidos dos brasileiros na hora de escolher o local ideal para passar férias no exterior. E engana-se quem pensa que o mundo da Disney é somente para crianças. Pelo contrário, as atrações do maior parque temático do mundo também fazem parte do sonho de muitos adultos por aí. É difícil não se encantar pelas belíssimas atrações, além de conhecer de perto os maiores personagens de desenhos animados, como Mickey, Minnie, Pateta, entre muitos outros sucessos.
Para Renato Santoro Bucar Nunes, de 44 anos, de Vitória da Conquista (BA), franqueado da marca Encontre sua Viagem há pouco mais de 4 meses, sua maior especialização é por viagens exclusivamente para Orlando, um dos principais destinos turísticos no mundo que recebe milhões de turistas anualmente. Ele que trabalha através do modelo home office, oferece esse tipo de viagem com vendas exclusivamente pela internet.
Para atrair ainda mais os clientes, Renato que está há mais de 25 anos atuando no segmento de turismo, pontua que oferece um atendimento diferenciado aos clientes. “A maioria dos agentes de viagem de grandes agências nunca foi ao destino que estão vendendo. Nunca ficaram no hotel que estão indicando. No destino que eu opero, Orlando, a grande maioria dos vendedores não falam nem a língua do local, um dos meus principais diferenciais. Nos últimos anos, tenho notado um aumento das pessoas que vão para Orlando e voltam com a sensação de que podiam ter aproveitado mais e que não conheceram metade do que podiam. É nesse nicho que eu trabalho, montando pacotes personalizados e roteirizando em detalhes a viagem de meus clientes. Isso quando eu não vou junto”, acrescenta o empresário, que acredita ainda que com esse modelo distinto a tendência do seu público é crescer cada vez mais.
O empresário conta que a viagem que custa em torno de 2.550 mil a 3 mil dólares (por pessoa) dura em média 15 dias, e está incluso passagem, hospedagem e ingresso para alguns parques temáticos. Este valor tende aumentar ainda mais em período de alta temporada.
A viagem para Disney costuma guardar belíssimas recordações e o gostinho de querer pisar novamente em terras estrangeiras. Renato pontua que existem famílias que já desembarcaram na terra do Mickey até mesmo 4 vezes. “Quem vai se encanta com o que vê. É um lugar mágico para todos. Não é a toa que é conhecida como a Capital Mágica do Mundo”, ressalta.
Claro que Orlando não é só diversão. O turista também tem a oportunidade de fazer compras, comer em restaurantes legais e conhecer uma nova cultura.
Renato que trabalha através do modelo home office, conta que para atrair ainda mais este perfil de público, tem investido na divulgação do site e em mídias sociais. O retorno, segundo ele, é animador. “Eu busquei na marca Encontre Sua Viagem pela facilidade que eu tenho atualmente de personalizar os pacotes dos meus clientes, o que a rede me permite a fazer isso. Não trabalho com pacotes fechados. Cada cliente tem suas peculiaridades, seus sonhos, é com isso que eu trabalho”, conclui o franqueado.
Fitness é a nova tendência em viagens
O interesse por experiências relevantes vem motivando os consumidores a buscarem novos tipos de pacotes de viagens, principalmente aos que são voltados ao bem-estar. Segundo o Travel Report 2017, elaborado pelo Pinterest, a rede social fez um levantamento do que os usuários andam procurando e salvando sobre como passar o tempo durante as férias.
O aumento no interesse por momentos relaxantes foi de 248%, com destaque para os viajantes fitness, que estão buscando viajar para destinos conhecidos por terem maratonas e sessões de boot camp (treinos ao ar livre, com exercícios intensos e funcionais) – eles tiveram uma alta de 618%. Locais que oferecem banhos termais também cresceram em procura: uma alta de 203%. Já os que oferecem banhos de floresta – que prometem contato ao ar livre e desintoxicação digital – aumentou 152%.
Os retiros de yoga, populares em locais tropicais como Bali, subiram 77% em sua procura, no entanto, as pessoas também estão fazendo seus próprios retiros de forma criativa, instalando-se em seus quintais com a companhia de amigos. Já os retiros de meditação cresceram 88%.
Turismo internacional em alta
A alta do dólar após os escândalos políticos ainda não foi capaz de derrubar a venda de viagens de famílias brasileiras que buscam destinos no exterior. No entanto, este novo fato que impactou o dinheiro americano, começará a sentir os reflexos.
Henrique Mol, diretor executivo da franquia Encontre sua Viagem conta que as vendas exclusivas para passeio internacionais somarão 25% da fatia neste segmento somente este ano. A marca faturou em 2016, R$ 15 milhões com vendas de viagens ao exterior, valor esse que deverá se manter para o segundo semestre de 2017. “O primeiro semestre foi bom para a rede, no entanto as questões políticas refletiram na valorização do dólar, o que consequentemente ‘freia’ o crescimento do setor”, avalia Mol.