Com mais de 185 mil habitantes, segundo os últimos dados do IBGE (2010), Jardim Lajeado, bairro que pertence à subprefeitura de Guaianazes, na Zona Leste de São Paulo, esta semana, ganha a primeira clínica odontológica Sorridents. Situada na rua principal, a Estrada do Lajeado, 640, a unidade franqueada tem o intuito de melhorar a saúde bucal da população, além de aumentar o IDH da região, atual de 0,748, considerado em desenvolvimento. A região marcada por obras da Prefeitura, que devem melhorar o acesso ao centro da cidade, possui em suas proximidades os bairros Vila Curuçá, Itaim Paulista, Ferraz de Vasconcelos, José Bonifácio, Itaquera e São Miguel, que também serão fortemente impactadas pela marca Sorridents.
A nova clínica, de 200 metros quadrados, conta com seis consultórios, onde será possível ofertar 19 áreas da odontologia, além de possibilitar a realização de exames, como o raio-X, no próprio local. Com foco nas classes mais baixas, as ações da Sorridents para facilitar o pagamento e criar o hábito dos cuidados com saúde bucal entre os brasileiros são inúmeras, entre elas: o cartão de crédito da Sorridents, que possibilita o parcelamento dos tratamentos, e o plano odontológico Sorriden, que incentiva a prevenção e a realização de procedimentos de emergência. “A população precisa de clínicas mais completas e de incentivos na área da saúde bucal. A nossa chegada é apenas o primeiro passo para uma mudança de cultura”, informa Gislene Santos, diretora de expansão da Sorridents.
Outra importante missão da rede é incentivar que outras empresas invistam na região. “Lajeado precisa de novos negócios que contribuam para a melhoria, em especial, da saúde da população. Estamos começando pela saúde bucal”, relata Gislene. A nova clínica também cria novas oportunidades de trabalho, já que de acordo com o projeto São Paulo em Paz, do governo do Estado, uma em cada cinco pessoas estão desempregadas na região. Além da unidade precisar de colaboradores, a franqueadora costuma revelar potenciais empreendedores. Há registros de casos de funcionários de unidades franquiadas, como recepcionistas, que depois de alguns anos, abriram suas próprias unidades Sorridents. “Acreditamos muito no potencial do brasileiro e queremos nos unir aqueles que desejam melhorar de vida, ser dono do próprio negócio e contribuir para com o cenário econômico do País”, revela Carla Renata Sarni, presidente da franqueadora.
Como forma de negócio, a marca tem muito potencial, não é à toa que hoje conta com mais de 240 unidades (em operação e obras) espalhadas por 17 estados brasileiros. Hoje, os dois modelos existentes são: o Master, clínica padrão que possui de seis a oito consultórios, e o Lite, modelo compacto, com dois a três consultórios.
A inauguração faz parte do plano da rede de diminuir expressivamente o número de brasileiros que nunca visitaram um dentista, que segundo o IBGE, são mais de 20 milhões de pessoas em todo o Brasil.