Spoleto investe no conceito Minha Cozinha Italiana

Há quase 20 anos no mercado, o Spoleto se reposiciona em 2017 a fim de manter o título de maior rede de culinária italiana do país. A guinada da marca se dá através do projeto Minha Cozinha Italiana (MCI), com o qual pretende mergulhar no segmento fast casual, que vem revolucionando o mercado gastronômico mundial ao reunir preço, rapidez, padrão do produto e atendimento eficiente.

O rebranding já está a todo vapor e consiste na mudança da identidade visual dos restaurantes e na apresentação de uma culinária ainda mais italiana, com produtos frescos e de maior qualidade. Os gerentes de todas as lojas estão recebendo treinamento e capacitação para se aproximar da gastronomia através do projeto MASSIMA*, aumentando a sinergia com os chefs e oferecendo um melhor atendimento ao cliente. O objetivo é se distanciar do padrão fast food que projetou nacionalmente a rede, oferecendo uma nova experiência ao consumidor.

Na pista fria, chegam ingredientes típicos italianos e feitos nos próprios restaurantes, diminuindo as opções industrializadas. Algumas receitas são exclusivas, como o frango marinado em sálvia e manjericão, tomate confitado no azeite trufado e assado em baixa temperatura, cebola caramelizada no vinho tinto etc. Outro ponto alto do novo conceito é a finalização dos pratos com itens adicionais como Presunto de Parma, Azeite de Trufas e Vinagre Balsâmico. O “Spoleto contemporâneo” quer promover a democratização da boa culinária.

Por se tratar de um processo de transformação estima-se a conclusão nos próximos cinco anos – prazo para as 354 unidades serem totalmente repaginadas. O investimento é a partir de R$ 495 mil para novas unidades e em torno de R$ 150 mil para a conversão das já existentes.

Para facilitar na reforma dos restaurantes, o Spoleto oferece condições especiais de financiamento* através de parcerias com alguns bancos para ajudar o franqueado na conversão das unidades.

Atualmente, 24 restaurantes da marca já se enquadram no padrão MCI e vêm apresentando um resultado acima do esperado. Quando comparadas com o resultado geral da rede, as novas unidades apresentam performance 10% superior em tíquetes/produtos e 13% em faturamento na avaliação “acumulado ao ano”. Otimista com o retorno, o Spoleto estima fechar o ano com 61 restaurantes no modelo Minha Cozinha Italiana, o equivalente a 20% da rede, sendo 40 convertidos (que migraram do atual formato para o do “futuro”) e 21 novos (que estrearam na franquia ao longo do ano).

 – Ao nos aproximarmos ainda mais da verdadeira cozinha italiana, queremos resgatar acima de tudo os valores de uma gastronomia bem-feita, bem elaborada, que explora com maestria tanto os ingredientes típicos e simples do dia a dia, como os mais sofisticados. Estamos iniciando uma nova era na história do Spoleto – declara a diretora geral da rede de culinária italiana Viviane Barros.

*SOBRE O PROJETO MASSIMA:

O MASSIMA oferece aos funcionários da rede Spoleto a oportunidade de conhecer todas as etapas do dia a dia da loja. É inspirado no projeto “Cinco mil corações felizes”, que motiva e estimula os gerentes restaurantes para o desenvolvimento e desafios diários como liderança, marketing e finanças, além de capacitá-los a se tornarem chefs de gastronomia.

Os chefs executivos Gianni Carboni e Andrea Conceição cuidam de perto do projeto e se dedicam durante um dia inteiro com foco na culinária. Além de todo esse embasamento, o gerente que mais se destaca ganha uma viagem à Itália para se inspirar diretamente na fonte onde nasceu o Spoleto.

*SOBRE FINANCIAMENTO:

Os bancos disponibilizam linhas especiais de crédito para as redes de franquias. Os prazos podem ser superiores a 48 meses e taxas que variam de TJLP+4,5% a TJLP+6,8%, ou de 1% a 1,2% ao mês nas condições atuais de mercado. Como o Spoleto é parceiro de várias instituições financeiras, a avaliação do crédito de cada franqueado é feita por uma equipe diferenciada, que busca uma agilidade maior no processo. O investimento em uma franquia é o que tem a menor taxa de mortalidade entre as empresas nesse cenário de instabilidade econômica. Para o interessado em se tornar franqueado da marca, o investimento inicial é a partir de R$ 495.000, não sendo permitido financiamento para a primeira loja.

SOBRE MINHA COZINHA ITALIANA:

O modelo é inspirado no projeto do Spoleto nos Estados Unidos, onde está presente com cinco unidades (quatro na Florida e uma Califórnia) e chegou com uma roupagem diferente da empregada no Brasil.  Lá, a rede entrou com o perfil fast casual, melhorando a experiência dos amantes — e simpatizantes — da culinária italiana. O conceito enaltece essa essência com a entrada de produtos típicos italianos, frescos, preparados no próprio restaurante e com a presença do chef de cozinha na finalização dos pratos. Tudo isso num ambiente mais aconchegante e contemporâneo.

Apesar da inspiração no “irmão norte-americano”, vale ressaltar que o Spoleto fez sua história no país, há quase duas décadas, ao surpreender o consumidor com sua maneira irreverente de cozinhar e atender. Foi ele que introduziu os pratos literalmente de porcelana e talheres de inox em plena praça de alimentação, enquanto a concorrência trabalhava com material descartável, de plástico.

Mais uma vez, o Spoleto inova e promete se destacar no cenário de alimentação com uma experiência gastronômica diferente. Sem, é claro, perder sua origem, seu DNA: deixar o cliente criar o prato “do seu jeito”!