Parte de um mercado que resiste às turbulências do cenário político e econômico do País, a 26ª ABF Franchising Expo contará, entre 400 marcas expositoras, com cerca de 84 marcas estreantes. O número representa 20% do total de marcas expositoras. Marcas tradicionais que aderiram ao franchising, novos entrantes, redes de franquias consolidadas que expõem pela primeira vez, pontos comerciais, shopping centers e fornecedores do sistema formam o grupo de estreantes. Realizada de 21 a 24 de junho no Expo Center Norte, em São Paulo, a ABF Franchising Expo é uma iniciativa da Associação Brasileira de Franchising, organizada e promovida pela Informa Exhibitions.
“O franchising é um setor dinâmico, que recebe empreendedores, seja em períodos de crescimento econômico, seja naqueles de recessão. O fato de a ABF Expo reunir centenas de marcas expositoras e um percentual considerável de estreantes demonstra esse dinamismo, a capacidade de adaptar-se aos diferentes cenários econômicos e a força empreendedora do franchising no Brasil.”, avalia Altino Cristofoletti Junior, presidente da ABF.
O foco dos novos expositores está em dar visibilidade às respectivas marcas e no contato direto com um público qualificado que anualmente visita a feira. A expectativa dos organizadores é atrair uma visitação em torno de 64 mil pessoas nos quatro dias do evento.
Para Marco Basso, presidente da Informa Exhibitions, “a feira da ABF é um exemplo claro do movimento positivo provocado por um evento dessa magnitude na geração de negócios e na expansão do setor. Recebemos milhares de potenciais investidores que buscam na feira abrir seu primeiro negócio, diversificar investimentos ou ampliar o número de marcas ou unidades de franquia que já possuem,” afirma.
As novas marcas expositoras atuam nos segmentos de Alimentação; Casa e Construção; Comunicação, Informática e Eletrônicos; Hotelaria e Turismo; Limpeza e Conservação; Moda; Saúde, Beleza e Bem-Estar; Serviços Educacionais, além de holding de franquias, shoppings e fornecedores. Predominam os segmentos de Alimentação (30%), Saúde, Beleza e Bem-Estar (12%) e Moda (10%). Por exemplo, a tradicional marca de sorvetes do litoral norte paulista Rochinha adotou recentemente o franchising e participará da feira pela primeira vez, assim como a gelateria Cuordicrema. Já as marcas Johnny Rockets, World Study, Red Balloon, Art Walk e Authentic Feet já tem um histórico no franchising e fazem sua estreia na ABF Expo este ano.