O franchising brasileiro deu mais um sinal da resiliência dos negócios em rede apresentando uma expansão nominal de 9,4% no primeiro trimestre de 2017. O faturamento no período passou de R$ 33,710 bilhões para R$ 36,890 bilhões, segundo a última pesquisa da Associação Brasileira de Franchising – ABF. Em termos de número de unidades, a expansão foi de 2,9% em relação ao mesmo período do ano passado. As novidades deste setor serão o foco da 26ª ABF Franchising Expo, principal vitrine do mercado de franquias brasileiro, que ocorre de 21 a 24 de junho no Expo Center Norte. São esperadas mais de 400 marcas expositoras, do Brasil e do Exterior, e cerca de 65 mil visitantes.
“Esses dados ratificam que o sistema de franquias é maduro e uma boa alternativa para quem deseja empreender, especialmente para quem está começando. Na feira, os candidatos poderão conhecer em primeira mão o que as redes estão preparando para quando a economia voltar a acelerar, se posicionando a tempo em mercados estratégicos”, explica Altino Cristofoletti Junior, presidente da ABF.
De acordo com a ABF, os segmentos que mais cresceram no primeiro trimestre foram Hotelaria e Turismo (31%), Saúde, Beleza e Bem-Estar (17%) e Limpeza e Conservação (16%). Os três estarão bem representados na ABF Franchising Expo com 4%, 25% e 10% dentre as marcas expositoras respectivamente. Outro destaque é o segmento de Alimentação, que cresceu 6% no primeiro trimestre de 2017. Serão cerca de 19% das marcas expositoras deste segmento, dos mais variados ramos, como hamburguerias, sorveterias, cafeterias, docerias, etc.
Em termos de localização das unidades, predominam unidades de Rua (65,9%) e em Shoppings (23%), seguidas do Home Office (5,3%) e em Supermercados (3,6%). “Esses dados mostram que os formatos alternativos têm muito potencial de crescer no Brasil. Não por acaso, muitas redes devem lançar formatos diferenciados ao longo da feira. Além de propiciar o alcance de novos mercados e consumidores, muitas vezes, esses formatos favorecem a chegada de novos empreendedores ao franchising”, ressalta Altino Cristofoletti Junior.
Credenciamento aberto – Os interessados em participar da ABF Franchising Expo 2017 já podem garantir seu ingresso. O primeiro passo é realizar o credenciamento on-line no site, o que facilita a entrada na feira e abre a opção para a compra do ingresso antecipado. Além de evitar filas, o credenciamento e a compra antecipada garantem um desconto de 14%, ou seja, o ingresso válido para os 4 dias do evento sai pelo valor promocional de R$ 60. Durante a realização do evento, de 21 a 24 de junho, a venda de ingressos on-line permanece disponível, além da bilheteria no local, ao custo de R$ 70 (sem o desconto).
Para ter todas as informações da feira na palma da mão e toda a programação da ABF Franchising Week, que ocorre de 19 a 24/6, basta baixar o aplicativo ABF Connect no celular. E para auxiliar o potencial investidor no processo de escolha do seu negócio e na análise da franquia de sua preferência, a ABF criou o app Quero uma Franquia, também disponível gratuitamente nas lojas virtuais dos sistemas Android e iOS. É só baixar.
- 26.ª ABF Franchising Expo
- Local: Expo Center Norte – Pavilhões Branco e Azul
- Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme – São Paulo – SP
- Horário de Funcionamento: De 21 a 24 de junho – 3ª a 6ª das 13h às 21h (sábado, das 11h30 às 18h30)
- Preço do Ingresso Antecipado: R$ 60,00 – válido para todos os dias
- Preço do Ingresso durante a realização do evento (on-line e na bilheteria local): R$ 70,00 – válido para todos os dias
- Informações ao público: (11) 3598-7834