A ABF (Associação Brasileira de Franchising) divulgou recentemente um grande avanço do mercado de franquias de alimentação na cidade de São José do Rio Preto – terra natal da rede de franquias de pizzas pré-assadas Rede Leve Pizza – em comparação aos outros segmentos do franchising. Dados recentemente divulgados revelaram que em 2016 o desempenho do franchising, de maneira geral, teve um aumento 5% com relação ao numero de unidades na cidade, que foi de 467 (2015) para 492, ano passado. E nesse meio, o setor de alimentação foi o que mais se destacou, representando, nada mais nada menos, que 32% da fatia entre todos os outros segmentos de atuação de franquias na cidade, como casa e construção, moda, saúde, beleza, bem-estar, entre vários outros.
A marca que surgiu em 2008 na cidade e entrou para o franchising em 2010 é referência também no interior de São Paulo. E isso é resultado da iniciativa do empreendedor Tiago Azem que, há quase 10 anos, trouxe dos Estados Unidos esse produto, ainda desconhecido por aqui, até então – as pizzas pré-assadas, feita na hora da compra na unidade, com ingredientes frescos, e assada em casa pelo consumidor, em apenas 10 minutos.
O sucesso instantâneo do produto por aqui se deu, principalmente, ao preço dele. Os valores das pizzas variavam em torno de apenas R$20,00 (dependendo da região), mas possuem qualidade e gosto muito similar a de uma pizza tradicional. Tudo isso rendeu marca um faturamento de R$100 milhões ano passado – valor que deve chegar a R$125 milhões esse ano.
Assim, aquela unidade da Rede Leve Pizza inaugurada na avenida Alberto Andaló em 2008, hoje, é um marco da Rede Leve Pizza. Atualmente, a unidade comercializa a média de 2,5 mil pizzas ao mês, o que resulta em um faturamento média mensal de até R$60 mil (bruto). “Pensamos naquele consumidor que está voltando para casa do trabalho, quer uma solução rápida e prática, gostosa e barata pra seu jantar, sua reunião com os amigos, para o fim de semana…E assim conquistamos um consumidor fiel na cidade e região”, conta Azem.
Diante desse sucesso, é natural que se estabeleça um plano de expansão para a cidade. “Ainda temos planos de implantar novos franqueados na cidade – ao menos cinco novas unidades, em avenidas de grande movimentação, como a Mirassolândia, a Ernani Pires Domingues, do São Deocleciano, Fortunato Ernesto Vetorazzo e Potirendaba. Nosso objetivo é marcar presença em locais que representem maior fluxo de pessoas, sempre!”, conta Tiago Azem, diretor executivo da rede.
A Rede Leve Pizza conta ainda com a franqueadora da marca em São José do Rio Preto. Localizada no Jardim Primavera, próxima ao Parque da Represa Municipal, a sede da marca conta com 40 colaboradores atuando em 20 departamentos diferentes, atendendo aos cerca de 130 franqueados da marca pelo Brasil todo.
Rico Interior do Estado
Outro dado captado pela pesquisa realizada pela ABF revelou a permanência da expansão das redes de franquias para o interior do Brasil. Em 2016, o franchising alcançou 42%, ou 2.321 dos 5.570 municípios brasileiros, tendo registrado presença em 40% das cidades no ano anterior. De acordo com Claudio Tieghi, diretor de inteligência de mercado da ABF: “a maior capilaridade das redes para cidades menores, fora dos grandes centros urbanos, deverá se manter nos próximos anos. A busca das redes por novos mercados, os custos mais baixos e o desejo dos consumidores em ter acesso a marcas conhecidas e a seus produtos e serviços são fatores que contribuem para esse movimento.”
Por isso, a Rede Leve Pizza está presente em 10 cidades do interior do Estado de São Paulo: São Jose do Rio Preto, Bauru, Catanduva, Araçatuba, Presidente Prudente, Itapetininga, Itatiba, São José dos Campos, Birigui e Piracicaba. São 12 unidades em operação e um Ponto de Venda (*), que, ao todo, geram emprego à cerca de 60 pessoas, entre funcionários e franqueados, e a venda de 30 mil pizzas ao mês. O foco da Rede Leve Pizza são cidades com numero de habitantes acima de 100 mil.
(*) Unidade refere-se a uma franquia completa, que produz e vende as pizzas conforme o pedido do cliente, entre os mais de 70 sabores disponíveis. Já o Ponto de Venda é uma extensão da unidade, ou seja, comercializa somente pizzas produzidas na unidade principal da mesma cidade, por meio de um cardápio com sabores já definidos.
Brasil afora
Dessa forma, a Leve Pizza vai deixando a sua marca – literalmente – no Brasil todo impactando a vida de milhares de pessoas ligadas direta ou indiretamente aos negócios da Rede. Nas cinco regiões do país, as unidades da rede beneficiam uma média de 600 colaboradores (funcionários e franqueados), com suas 130 unidades em operação.
“Esse certamente é um dado que nos gera muito orgulho. E creio que nossa marca deve permanecer em evolução constante, com ou sem crise econômica, por que as pessoas estão mudando seus hábitos. Quando o assunto é alimentação, os consumidores procuram qualidade e preço em um único produto. Enquanto novos empreendedores buscam modelos de negócio inovadores, otimizados e com todo o suporte de uma franqueadora com know how no mercado. Isso garante o crescimento da Rede Leve Pizza, que deve chegar a 150 unidades até o fim de 2017!”, finaliza o diretor.