Expandir fora dos grandes centros tem se tornado cada vez mais atrativo para quem atua no franchising. Segundo levantamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF), a abertura de unidades em cidades pequenas é a tendência no setor. De acordo com os dados, apenas no interior de São Paulo foi registrado um aumento 5,4% no número de lojas no ano passado.
Para a diretora de expansão da consultoria Franquia Exata, Nara Silvério, os altos preços dos imóveis nos grandes centros, associado ao aumento do potencial de consumo dos moradores das cidades do interior do país, tem tornado as pequenas cidades promissoras para quem deseja investir. “As oportunidades de negócios com custo de ocupação mais acessíveis devem ser levadas em consideração para quem deseja investir no mercado de franchising, afinal o momento atual é muito oportuno para negociar contratos”, diz.
Para quem busca rede de franquias com estas características, elencamos negócios promissores dos mais variados segmentos e que possuem planos de expansão para o interior do país.
Rede de comida típica brasileira em box, conta com diversas franquias em cidades com 50 mil a 100 mil habitantes. Os planos são de continuar expandindo no interior de estados como MG, SP, ES, PR, MS, RJ e RS. Para investir na rede, o valor varia entre R$ 85 mil a R$ 120 mil e o faturamento mensal gira em torno de R$ 50 mil.
HOPEHá 50 anos no mercado, a rede de franquias criou o modelo de negócio Store após detectar o potencial para expandir em cidades com até 100 mil habitantes. Com investimento inicial a partir de R$ 180 mil, o formato tem operação e administração mais simples, mão de obra reduzida e mix de produto compacto. A meta da empresa é encerrar o ano com 20 novos contratos deste modelo.
A JAN-PRO, voltada para serviços de limpeza e conservação de ambientes comerciais, tem como principal foco de expansão o interior de São Paulo, para onde já está prevista a abertura de 12 unidades. Com três modelos de negócios, o investimento em franquias da rede varia de R$ 8,4 mil a R$ 132 mil.
A rede de franquia de venda direta oferece sapatos femininos e tem planos de expansão arrojados para conquistar capilaridade no interior do Brasil. A expectativa da empresa é vender 65 franquias para cidades com até 100 mil habitantes até o final do ano, e desse total o objetivo é marcar presença em mais 45 operações nas regiões sul, sudeste e centro-oeste, além de abrir 20 franquias no norte e nordeste do país. O investimento inicial é de R$ 25 mil.
Sigbol Fashion
Especializada em cursos profissionalizantes de confecção e moda, neste ano planeja a abertura de unidades em cidades do interior de São Paulo, que representa cerca de 20% do faturamento da rede. O investimento do modelo de negócio para cidades com população entre 150 mil e 300 mil habitantes é de R$ 80.970 mil.
Franquia especializada no embelezamento do olhar e da face, aposta em regiões menores para expansão da marca. Cerca de 31% das unidades estão em cidades interioranas. Está prevista a inauguração de seis lojas no interior de SP e MG. A marca possui três modelos de investimento: quiosque de R$ 110 mil, a loja tradicional de R$ 139 mil e o truck de R$ 180 mil.
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