Alguns serviços de tão bons acabam fidelizando seus clientes, outros, de tão excelentes acabam indo mais além. Adriano Brunetti, 43 anos, é cliente da Maria Brasileira, rede de franquias especializada em limpeza e cuidados domésticos. Entre muitas idas e vindas pelas cidades do Brasil, promovidas em função do trabalho que exercia como engenheiro mecânico, ele conheceu a empresa e pouco tempo depois se aliou à marca.
Segundo o empresário, em novembro de 2015 ele resolveu se estabelecer em Ribeirão Preto (SP), deixar de lado por um momento a engenharia (profissão de formação) e colocar em prática um sonho antigo: o de ter o próprio negócio. “Eu sempre prorrogava esse desejo. No final de 2014 conhecemos a Maria Brasileira, inclusive como cliente, e gostei bastante do trabalho. Gostei tanto do negócio que comecei a alimentar essa vontade de ter uma unidade. Depois de um ano, quando mudei de fato para a cidade, eu e minha esposa voltamos a falar do assunto e já começamos 2016 pesquisando sobre a rede”, explicou o empresário.
Entre os diferenciais que conquistaram Adriano e sua sócia e esposa, Renata Cappellanes Brunetti, 41 anos, foram: “o investimento relativamente baixo se comparado a outras franquias, a possibilidade de bom retorno, e principalmente a força da rede e estrutura de apoio que foram fundamentais para a escolha”, confessa ele.
A inauguração da loja aconteceu há menos de um mês e o franqueado já se mostra satisfeito com o público. “As primeiras reações são sempre de que estamos suprindo uma oferta reprimida. As pessoas carecem deste atendimento com qualidade e confiança. E viemos para atender estas carências e facilitar a vida das pessoas. Afinal, quem nunca teve problemas para conseguir uma diarista de confiança?”, falou Brunetti.
Fato que vem sendo muito reconhecido e gerando serviços à unidade. “Houve um caso inclusive que chamou a atenção. Uma cliente entrou na loja toda desconfiada, e muito detalhista começou a reclamar de antigas prestadoras que ela teve. Por fim, contratou nosso serviço e quando fizemos o pós-venda, ela demonstrou extrema satisfação e elogiou nossa qualidade já programando novos atendimentos e inclusive fazendo indicação de nós. Isso mostra que nosso modelo funciona e tem tudo para cair nas graças do cliente ribeirão-pretano”, explicou o empreendedor.
Multisserviços
Ao todo a rede oferece 13 tipos de produtos: babá, bom vizinho, cozinheira, cuidador de idosos, passeador de cães, jardinagem, limpador de piscina, limpeza, motorista, passadeira, pet sitter (profissional encarregado para satisfazer as necessidades de proprietários de cães e gatos que por algum motivo precisam se ausentar de suas residências e necessitam de alguém de confiança para cuidar dos mesmos), recrutamento e seleção; contratação efetiva de profissionais domésticos, terceirização e zeladoria; contratação de profissionais para limpeza e conservação para locais com grande fluxo de pessoas como estabelecimentos comerciais.
Entre o leque de opções, os sócios fazem as apostas. “Com certeza o ‘carro chefe’ é o de serviço de limpeza por meio da diarista. Mas já estamos tendo procura por cuidadores de idosos e infantis, porque as pessoas querem praticidade. Além disso, oferecemos qualidade e segurança aos clientes. Por isto, para nós, é primordial o processo de seleção e capacitação”, esclarece o empresário.
Vida de empresário
Quando questionado sobre como está a vida de empresário, ele responde. “O meu perfil de engenheiro facilita quando preciso de capacidade analítica e de planejamento. Já o perfil de humanas de minha esposa facilita no relacionamento interpessoal com a equipe. Este “casamento” tem facilitado no dia a dia da unidade. Assim, como proprietários, podemos decidir os caminhos da empresa e fazer tudo conforme nós acreditamos em busca do nosso futuro sucesso. Mas, por mais que planejemos e trabalhemos com dedicação para atingir as metas e objetivos, sempre temos o risco da operação devido a fatores externos. Mas a maior dificuldade é, sem dúvida, o início das atividades, você conquistar o cliente; as pessoas precisam adquirir confiança na ideia e na empresa. Por isso, damos tanta importância na seleção, recrutamento e capacitação dos nossos colaboradores para garantir a qualidade dos serviços. Além disto, fazemos um contato pós-atendimento para garantir o alinhamento com a expectativa do cliente. Tudo isto para garantir a fidelização do cliente”, finalizou.
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