Varejo fatura 5 bilhões a menos no Dia dos Namorados de 2016, aponta FecomercioSP

As vendas do comércio varejista brasileiro no Dia dos Namorados seguiram as expectativas e, de acordo com estimativas da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), apresentaram uma retração de 11% este ano em relação ao mesmo período de 2015, o que representa uma perda de cerca de R$ 5 bilhões.

Dados da Boa Vista SCPC mostram que, em 2016, as vendas do comércio brasileiro para o Dia dos Namorados recuaram 5,8% em relação ao ano passado, registrando assim a segunda queda nesta data comemorativa desde 2009, visto que em 2015, as vendas diminuíram 0,5% em relação ao mesmo período de 2014.

De acordo com a assessoria econômica da FecomercioSP, o Dia dos Namorados continua sendo a terceira data mais relevante para o varejo, entretanto sofre, como todas as outras datas ao longo desse ano, os efeitos da crise. Esse resultado é reflexo do desemprego, dos juros elevados para os consumidores, das maiores exigências na oferta de crédito e da inflação, que inibem o consumo. Com isso, a Entidade estima que o faturamento real do comércio varejista neste primeiro semestre de 2016 deverá cair entre 8% e 10%.

Metodologia
O cálculo do volume de vendas para o Dia dos Namorados de 2016 é baseado em uma amostra das consultas realizadas no banco de dados da Boa Vista SCPC, com abrangência nacional. Para este Dia dos Namorados foram consideradas as consultas realizadas no período de 1º a 12 de junho de 2016, comparadas às consultas realizadas entre 1º e 12 de junho de 2015.

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