Em um momento de estabilidade econômica em que as empresas estão retraídas e tomando decisões com cautela, as franquias não ficam fora e aproveitam para rever assuntos sobre a rede, seja gestão, valor de investimento e até mesmo elaborar mecanismos para atrair novos investidores para a rede em um ano complicado no Brasil.
Pensando nisso, um caminho que algumas redes estão adotando é oferecer ao investidor a possibilidade do parcelamento da franquia, algo que tem se tornado uma tendência em tempos de crise.
Exemplo é a rede Brasileirinho Delivery, rede de restaurantes de comida “in box”, que desde o começo de 2016 estão oferecendo este parcelamento como estratégia de venda devido ao momento econômico. O investimento é de R$ 80 mil a R$ 120 mil com a taxa de franquia inclusa. A rede parcela a taxa de franquia (de 2 até 3 vezes) e os fornecedores de equipamentos para a cozinha em até 48 vezes.
Para incrementar o faturamento dos franqueados já existentes na rede, o Brasileirinho Delivery optou por oferecer produtos promocionais, boxes mais baratos de segunda a sábado, o que auxiliou no crescimento de vendas e aumentou em 25% a 30% o rendimento no final do mês.
Já a Rabusch,rede especializada em vestuário feminino, oferece para os investidores 50% de desconto na taxa de franquia (de R$ 60mil para R$ 30 mil), e o projeto arquitetônico totalmente grátis (pago pela franqueadora), no período de 2016 e 2017. O investimento inicial fica em torno de R$ 380 mil. Além disso, a rede possui convênio com a CEF e o Banco do Brasil para financiamento de franquias.
Para os franqueados da Rabusch, a marca dá alguns benefícios como frete grátis, parcelam dívidas e produzem materiais de campanha gratuitos. Além disso, na última coleção, receberam as mercadorias que os franqueados não venderam e trocaram por produtos de lançamento.
O Mercadão dos Óculos, especializado em óculos de grau e solar, parcela há um ano e meio o valor do investimento inicial (R$ 95 mil a R$ 170 mil), e desde então, 40% dos franqueados utilizam esse diferencial oferecido especialmente por conta do cenário econômico do Brasil, onde muitos investidores buscam iniciar um novo negócio e não dispõem do valor integral.
Outra rede que também aposta no parcelamento do investimento inicial no modelo de franquia para atrair novos investidores é a Sigbol Fashion – rede especializada em cursos profissionalizantes de confecção e moda. Desde 2015, a marca oferece o parcelamento do valor em até três vezes, como forma de diluir o valor e preservar o recurso financeiro do novo franqueado que poderá utilizá-lo para alavancar o novo negócio. Além disso, a empresa também oferece desconto de 50% na taxa de royalties durante o primeiro ano de operação da escola e de 25% no segundo ano de funcionamento. O investimento inicial para quem quer abrir uma unidade da rede varia entre R$ 69.900 mil e R$ 99.900 mil.
Atuando em outro segmento, de limpeza e conservação de ambientes comerciais, a JAN-PRO se destaca por oferecer a opção de financiamento desde o seu ingresso no mercado de franchising, em 2011. O objetivo da empresa é criar oportunidades para que o pequeno investidor possa se tornar um franqueado e ter o próprio negócio. No caso da marca, o valor de investimento inicial varia de acordo com o modelo de negócio escolhido, sendo microfranquia (de R$ 12,6 mil a R$ 40,5 mil), franquia gerencial (de R$ 48,1 mil a R$ 103,275 mil) e franquia empresarial (de R$ 117 mil a R$ 198 mil). Em todos os casos, a empresa oferece opções de parcelamento em até 36 vezes e isenta os franqueados da cobrança de taxa de publicidade.
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