Investir em um negócio próprio em tempos de crise econômica pode não parecer uma das melhores ideias, porém, alguns setores da economia brasileira ainda continuam em alta. É o caso do setor de franquias. A Associação Brasileira de Franchising (ABF) divulgou recentemente que o ano de 2015 fechou com crescimento de 8,3%, um crescimento que não aconteceu em outros segmentos. As projeções para 2016 também são positivas. Divulgado recentemente, também pela ABF, o franchising nacional deverá crescer de 8% a 10% este ano.
Dentro do franchising nacional, um dos segmentos que mais se destaca é o de educação e treinamento, este que cresceu 12% ano passado. Com a crise econômica e o número cada vez maior de demissões, as escolas de cursos livres passam a ser ainda mais procuradas por pessoas que precisam se qualificar para conseguir um novo emprego e também por pessoas que nunca trabalharam e que agora estão em busca da primeira oportunidade em um mercado de trabalho bastante acirrado.
O Instituto Embelleze é uma das franquias que fazem parte deste segmento. Fundado em 1998 e no franchising desde 2013, atualmente com mais de 370 franquias abertas. Suas unidades formam profissionais para outro setor que também se mostra bastante resiliente: o de beleza. “Além da qualidade dos cursos, o que chama a atenção dos alunos é o fato de o mercado de beleza oferecer muitas oportunidades de emprego e renda. É raro um bom profissional dessa área ficarsem trabalho,” comenta Paulo Tanoue, presidente do Instituto Embelleze. “Depois de dois meses matriculado no curso de cabeleireiro, por exemplo, o aluno já consegue prestar alguns serviços, portanto, não é preciso esperar se formar para começar a ganhar dinheiro. A alta procura pelos cursos faz da franquia um negócio lucrativo, mesmo em momentos de crise,” finaliza.
Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito!