Certamente você já ouviu esta expressão “perfil do franqueado”, não é mesmo? Apesar dela ser muito mencionada, o verdadeiro desafio que a envolve inclui a definição específica sobre como deve ser este perfil ideal.
Na realidade, é importante saber que as características específicas podem variar de acordo com a franquia, o cenário atual no qual ela se encontra, o momento do mercado como um todo e especialmente as intenções e planos de expansão do franqueador.
Em geral, uma característica comum exigida por todos os franqueadores é a parceria. Um novo franqueado parceiro, envolvido e engajado com o negócio é um pré-requisito fundamental para se investir na abertura e uma nova unidade.
Características empreendedoras ajudam o futuro franqueado
Além desta, muitas outras questões são avaliadas, pois para ser aprovado no processo seletivo para fazer parte de uma rede, o futuro franqueado precisa contar com um volume de atributos, características e virtudes para caminhar conforme os desejos de progresso da rede e conquistar o sucesso esperado.
Algumas características que podem funcionar como uma pequena regra para o sucesso são as comuns aos empreendedores, que incluem:
Paixão pela sua atividade ramo de atuação
Facilidade para relacionamentos interpessoais
Habilidades para motivação de equipes
Disposição para assumir riscos controlados
Habilidades para vendas são bem avaliadas
Outra característica importante para se ter, além do conhecimento e experiência no negócio, é a habilidade para vendas, pois muitos franqueadores, que focam nos resultados, desejam parceiros que consigam vender em alta escala.
Ter a habilidade para vender produtos e serviços permite se destacar não apenas no momento da avaliação do franqueador durante a seleção, mas especialmente durante a condução dos negócios.
Independentemente do modelo da franquia, se ela se mostra como um negócio que requer uma atuação maior do franqueado no balcão da loja ou se ela precisa de mais atenção do gestor, atuando no controle de áreas administrativas para que as vendas fluam, ter esta habilidade é fundamental.
Por que é preciso delimitar perfis?
A delimitação do perfil do franqueado, apesar de parecer exclusiva, é um ótimo recurso para contribuir com o desenvolvimento dos negócios, isto porque ela facilita a condução da seleção dos novos franqueados.
Entre os benefícios de contar com este procedimento estão:
Maior compatibilidade com os planos de crescimento
Seleção de futuros gestores mais qualificados
Evita-se frustração dos franqueados
Menor índice de quebra e falência
Maiores chances de desenvolvimento e crescimento da rede
Além disso, apesar de algumas redes permitirem que o franqueado assuma uma postura de investidor, iniciar participando como um franqueado gestor, é uma alternativa que favorece mais a ambos os lados. Isto porque a qualidade na gestão interfere diretamente nos resultados.
Um bom franqueado precisa ter a capacidade de expandir seus negócios, controlar adequadamente o fluxo de caixa, deve ser disciplinado, focado, flexível e, como já dito antes, possuir habilidades para vendas.
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