O Grupo Zak, que atua há quase 50 anos no mercado de moda masculina, anuncia a segunda marca, a Zak One. A marca mais jovem reitera a capacidade do Grupo de usar a experiência para se reinventar constantemente. A nova marca, direcionada para jovens no início da carreira profissional, exala modernidade e jovialidade não apenas no estilo das roupas, mas em toda a estrutura do negócio desde o conceito de consumo consciente, passando pela forma de precificação até a escolha de uma arquitetura sustentável.
Outro diferencial é o fato de a marca ter sido concebida para se tornar uma rede de franquias. “Nossa meta é fechar 2017 com 10 franquias, distribuídas em Belo Horizonte e também no interior do Estado; em cinco anos nossa meta é mais ousada: 150 operações no Brasil”, destaca o empresário Bruno Nunes, que comanda as duas marcas.
Com investimentos de aproximadamente R$ 1 milhão na concepção de todo o projeto, a primeira loja da Zak One já está em operação há três meses. Localizada no Boulevard Shopping, em Belo Horizonte, a unidade já apresenta números significativos. “Alcançamos um ticket médio de R$ 390,00, valor 30% superior à nossa expectativa neste início de operação”, diz Nunes. O investimento total em uma franquia gira a partir de R$ 350 mil, sendo que o faturamento médio mensal pode chegar a R$ 140 mil, com margem de lucro de até 15%.
Consumo consciente
Uma das premissas da Zak One é devolver à sociedade parte de seu investimento por meio de melhorias urbanas. Para isso, todas as suas peças foram precificadas de forma diferenciada: ao invés do desgastado R$99, os valores terminam com R$ 1. O “um” vem do “ONE” da marca. E este R$ 1 da franquia é somado a R$ 1 do franqueador e direcionado para melhorias nas regiões próximas à loja”. Por isso o “N” do logo ONE é formado e, 1+1. A Praça de Santa Tereza, em Belo Horizonte, já está sendo revitalizada com esta ação.
Seguindo a mesma filosofia, o projeto arquitetônico foi totalmente criado com materiais sustentáveis. Assinado pelo renomado Marcelo Alvarenga, a loja tem grande parte da estrutura feita com madeira pinus de reflorestamento. A experiência no mercado de varejo masculino também é traduzida nos detalhes do projeto, que foi concebido de forma a facilitar o cliente na hora de escolher as peças. “Os homens são mais práticos e não querem perder tempo na hora de comprar roupas; optamos por distribuir os produtos em araras abertas, nada dobrado, facilitando a escolha”, explica.
As embalagens também foram pensadas de forma estratégica. “Reciclamos o material e, para envolver os clientes nesta ação, oferecemos 5% de desconto em compras para aqueles que retornarem com as sacolas e caixas para a loja para serem reutilizadas”.
Precificação inteligente
A marca de moda masculina investe em uma ação para potencializar as vendas. Todas as peças têm três preços, trata-se do desconto progressivo na compra de mais de um item. “É uma estratégia de precificação perene, que varia de acordo com o número de produtos que o cliente adquire; na compra de duas peças ou mais, os preços caem significativamente”, explica.
Linhas de produtos
Com experiência de mais de 30 anos em moda masculina, Bruno Nunes segue os passos do pai, Paulo Nunes, fundador da Zak. “A experiência em empresas líderes desde sempre me permitiu ter uma visão mais ampla e estratégica, que ajudou no desenvolvimento dos novos projetos”, diz. A nova operação oferece opções de produtos diferenciados e modernos de camisaria, alfaiataria e jeans. Para isso, tem quatro linhas de produtos: Week (dia-a-dia/trabalho), Weekend (fim de semana), Club (festas/noite) e Always (peças essenciais que não podem faltar no guarda-roupa masculino / meias e cuecas).
O empresário Bruno Nunes
Ainda adolescente, o empresário atuava nas lojas Zak como dobrador e vendedor, durante as férias de fim de ano. Depois de voltar de uma temporada na Inglaterra, onde trabalhou para grifes de destaque mundial como a Giorgio Armani, o empresário ficou cinco anos na empresa da família, antes de se transferir para São Paulo, onde também teve atuação em outras grandes empresas do segmento. A entrada definitiva de Bruno na Zak, em 2009, inaugurou um processo de mudanças no negócio, começando com o reposicionamento da marca. Os produtos próprios representavam menos de 50% das vendas no negócio, hoje passam a responder por 90%.
Fundada em 1969 em Belo Horizonte e hoje líder de mercado em MG no segmento de moda masculina classe A, a empresa está presente nos melhores shoppings de BH, Contagem e Sete Lagoas, além de dois outlets em MG e Novo Hamburgo (RS). A Zak oferece uma linha de produtos masculinos de alta qualidade, design e estilo. Ternos bem cortados, camisas, calças, calçados e toda linha acessórios masculinos fazem parte do portfólio de produtos.