O ano de 2020 pegou todos de surpresa com uma pandemia que mudou hábitos, e mexeu com a saúde das pessoas e dos negócios no mundo inteiro. O setor de ensino foi bastante afetado com o fechamento das escolas. Tudo mudou da noite para o dia, exigiu adaptações tão ágeis quanto drásticas, além de muita inovação no uso da tecnologia, treinamento de equipes e esforço no engajamento dos alunos.
Mas apesar de todas as dificuldades, a YES! Idiomas termina esse ano tão atípico mostrando bons resultados. Em períodos de crise econômica, com o desemprego em alta, as oportunidades aparecem, e há quem aproveite a chance para empreender. A YES! registrou um crescimento de 25% no número de novos contratos, entre novas franquias e repasses, em relação ao mesmo período do ano passado. De acordo com Flávio Gonzaga, assessor da presidência, a expectativa para 2021 também é positiva: “temos uma projeção de ultrapassarmos a marca de 200 unidades, com crescimento de 20% na nossa base de alunos”. E acrescenta: “Foi um ótimo ano para a nossa expansão de franquias. Essa conquista se deve a um conjunto de políticas e estratégias adotadas pela franqueadora, e à garra e ao empenho dos nossos franqueados. Tudo isso, somado à força de uma marca com 48 anos de vida.”
São muitos os fatores que explicam o bom desempenho. O método online montado pela rede foi se aprimorando e hoje, além das aulas ao vivo, interagindo com professores e colegas de turma, os alunos contam com um importante diferencial: 550 horas de videoaulas gravadas e disponíveis no Portal da YES! para reforço do aprendizado. A empresa sabe que o modelo digital veio para ficar e, por isso, se prepara para oferecer opções: haverá turmas presenciais, híbridas ou totalmente online. “Agora podemos ser muito mais assertivos, visando a atingir as reais necessidades de nossos alunos e oferecendo o melhor modelo ao seu estilo de vida”, afirma Sandro Gallan, gerente comercial e de operações da rede.
Não à toa, a YES! figura entre as melhores franquias de 2020. A rede recebeu, pelo 11º ano consecutivo, o prêmio cinco estrelas da Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios (PEGN), a partir de pesquisa com os franqueados. Também em 2020, a Rede de Idiomas ganhou, pelo 14º ano consecutivo, o Selo de Excelência em Franchising, concedido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), às franquias que mais se destacam no mercado. Faturou ainda o prêmio Evolução da Performance, recebendo um troféu especial da ABF, por ter tido a maior variação positiva na nota final da pesquisa. Para o presidente da empresa, Clodoaldo Nascimento, as premiações mostram por quê a YES! é hoje uma referência no mercado de ensino de idiomas, com 170 unidades em 18 estados brasileiros: “Temos um compromisso com a qualidade e nosso maior desafio é entender as mudanças que os novos tempos trazem e agir com presteza, inovando sempre”.