A população de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, está cada vez mais idosa. É o que mostra os dados do Censo Demográfico de 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em doze anos, a população idosa de Rio Preto passou de 56.337 pessoas para 89.391 habitantes, equivalente a 18,6% da população – um em cada cinco moradores da cidade.
Com quase metade da população (46%) acima dos 40 anos, Rio Preto tem uma das maiores taxas de idosos entre os maiores municípios do estado de São Paulo. É exatamente por isso que os especialistas afirmam que requer uma maior atenção para amparar esse novo perfil dos rio-pretenses, de estar cada vez mais idoso.
Foi visualizando esse cenário que Renan Eduardo Lacerda, 35 anos, decidiu investir em uma unidade do Grupo Acolher e Cuidar Franchising – marca especializada na prestação de serviços domiciliares em saúde através do atendimento multiprofissional e de cuidador de idosos – na cidade de São José do Rio Preto.
“Sempre gostei da área da saúde, desde a adolescência. Quando terminei minha graduação em enfermagem, trabalhei por 10 anos na assistência e passei por quatro cidades antes de chegar em São José do Rio Preto. Sempre gostei de empreender, e vi que a necessidade que a saúde passava na cidade, e assim resolvi me preparar para montar algo na área de cuidados personalizados”, conta.
Vida de empreendedor
Enfermeiro por formação, pós-graduado em urgência e emergência, gestão e economia em saúde e auditoria em saúde, Renan sempre teve uma veia empreendedora. Há 16 anos, teve uma pequena transportadora.
“Minha transportadora era completa, tinha 5 caminhões, porém, devido à primeira crise e a imaturidade, acabei fechando em 2014, mas nunca deixei de estudar. Foi por conta disso, depois de um tempo, que decidi investir em algo na minha formação”, explica Renan.
Interesse pela marca surgiu após sentir carência no setor
O franqueado da Acolher e Cuidar revela que o mercado de idosos em São José do Rio Preto é bem aquecido, por ser uma cidade majoritariamente envelhecida, porém, é uma área que demanda certa necessidade.
“A população está envelhecendo cada vez mais, porém há poucos profissionais na área qualificados em oferecer um atendimento. Por isso, é importante nos preparar e nos qualificar para atendermos essa população”, diz.
Investimento e lucro estimado
O investimento inicial feito pelo franqueado foi em torno de R$ 95 mil, tendo escolhido o modelo de negócio Premium da rede Acolher e Cuidar, que oferece serviços de cuidador de idosos para períodos de 6h, 12h ou 24h, e o Programa Ame Acolher e Cuidar (aplicativo de monitoramento). A unidade de Rio Preto, uma sala comercial de 47m², está localizada na região central da cidade.
“Vejo esse investimento um negócio muito promissor, meu faturamento vai depender de mim, e acredito que seja muito cedo para dizer a estimativa. Mas, acredito em um negócio sustentável, que dará o retorno entre 6 a 9 meses”, finaliza o empresário.
A inauguração da unidade Acolher e Cuidar de São José do Rio Preto acontece na quinta-feira, 20 de fevereiro, às 19h.