Vinhos e conveniência: market4u registra aumento de 35% nas vendas

Com conveniência e uma curadoria de qualidade, mercado autônomo mostra como tecnologia e proximidade colaboram para atender os hábitos de consumo dos clientes

O consumo de vinhos no Brasil está em alta. Segundo dados da IWSR, líder global em dados e inteligência sobre bebidas alcoólicas, o consumo médio per capita no Brasil passou de 1,8 litros em 2019 para 2,7 litros em 2022, mantendo-se nesse patamar. Já em 2023, o Brasil registrou um crescimento de 11,6% no consumo da bebida, atingindo 4 milhões de hectolitros degustados pelo país, segundo o levantamento da Organização Internacional De Vinho e do Vinho (OIV). Nesse cenário, o market4u, maior rede de mercados autônomos da América Latina, que possui mais de 2.200 lojas espalhadas pelo Brasil, destaca-se ao registrar um crescimento significativo na venda de vinhos. A categoria de bebidas alcoólicas, que inclui os rótulos, é a segunda mais vendida da rede.

E engana-se quem acha que as garrafas compradas nos mercados autônomos ficam guardadas para ocasiões futuras, está enganado. Segundo Eduardo Córdova, a praticidade é um dos grandes atrativos e impulsionador de vendas: “Temos um excelente volume de venda de vinhos, afinal, é muito conveniente ter ótimos rútulos à disposição, a poucos passos de casa, seja para receber uma visita inesperada ou para evitar o transporte de garrafas de vidro”. Essa informação é confirmada por dados da revista Adega, que revelam que mais de 96% dos vinhos vendidos no mundo são consumidos em até 48 horas após a compra. Esse comportamento reforça o sucesso de vendas em mercados autônomos, como o market4u.

Em 2024, a rede comercializou mais de 70 mil garrafas de vinho, registrando um aumento de 35% em comparação ao ano anterior. Córdova destaca que esse desempenho está ligado à personalização da experiência. “Analisamos o perfil de cada condomínio para oferecer os rótulos preferidos dos clientes e promoções baseadas nos dados de consumo”.

A marca demonstra que unindo praticidade, curadoria e análise de consumo, consolida a sua liderança no mercado de conveniência. E, ainda, demonstra como a tecnologia pode transformar hábitos tradicionais, ao entregar soluções que combinam qualidade e proximidade para atender às demandas do consumidor.