Villa Ayê lança primeira franquia do Brasil de pousada boutique 100% pet friendly

Com investimento inicial a partir de R$ 475 mil, a previsão de faturamento é cerca de R$ 2 milhões e lucratividade de 21% ao ano

VGCOM - SHANE GLEN

Pioneirismo e inovação no mercado de franquias pet e revolucionária no turismo no país. É assim que já se posiciona a Villa Ayê – primeira franquia de pousada boutique 100% pet friendly do Brasil. O modelo de negócio é projetado para empreendedores apaixonados por animais e pelo turismo, que querem a oportunidade de operar uma hospedagem de alta qualidade, demanda e rentabilidade, para famílias multiespécies, com foco nos pets.

Com o aumento do número de pessoas que consideram os animais de estimação como membros da família, o segmento pet tem crescido muito nos últimos anos e impulsionado o empreendedorismo. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), o Brasil é o terceiro maior mercado pet do mundo.

As principais espécies de animais de estimação são cães, gatos, aves canoras e ornamentais, peixes ornamentais, pequenos mamíferos e répteis. Dados da Abinpet indicaram que esta população no Brasil era de 167,6 milhões, em 2022. Os números demonstram o vasto potencial de mercado relacionado a serviços e produtos que atendam às necessidades dos pets e dos tutores, o que também se refere à hospedagem durante as viagens.

A demanda por destinos que insiram animais de estimação nunca esteve tão em alta – o que reflete o amor e a preocupação crescente dos brasileiros pelas suas famílias multiespécies -, mas a oferta ainda não é suficiente. A Villa Ayê – localizada na Estância Hidromineral de Socorro, no Circuito das Águas Paulista – reconhece essa carência e oferece uma solução que combina conforto, cuidados para os pets e para os seus acompanhantes humanos, requinte e negócio. A pousada boutique dedica-se à experiência do hóspede, no caso os pets. Oferece serviços personalizados, tem infraestrutura bem pensada com opções de lazer exclusivas para os pets e que criam uma atmosfera exclusiva, segura e aconchegante. O lema é “o lugar onde as famílias multiespécies se encontram e se divertem, com bem-estar, segurança e conforto”.

Franchising

São dois modelos de negócio oferecidos. A “virada de bandeira”, em que o empresário já tem uma pousada ou hotel e escolhe se adequar às diretrizes da Villa Ayê. Neste caso, os investimentos iniciais são da taxa de franquia (R$ 80 mil) e custo da adaptação do imóvel, que pode variar de R$ 395 mil a R$ 650 mil, a depender do estado do imóvel. O prazo para conclusão da reforma e começo da operação é de 4 a 6 meses, após a assinatura do contrato de franquia.

O outro é a construção, onde a operação começa do zero. Para este formato, a taxa de franquia também é de R$ 80 mil e o custo da obra para atender os padrões da marca fica entre R$ 1.2 milhão e R$ 1.4 milhão. Já neste, o prazo para conclusão da obra e início das operações varia entre 8 a 10 meses, a contar da data da assinatura do contrato.

Em ambas as situações, as unidades terão cerca de 2 a 3 mil metros quadrados, funcionarão com 10 unidades habitacionais, toda a infraestrutura para o lazer dos pets (piscina pet, playground pet, circuito de Agility, banho pet, etc.), dos humanos (área zen, bangalôs relaxantes, ofurô aquecido, sala de massagem, academia, etc.) e de serviços (como cozinha, lavanderia, rouparia, estoque, escritório, etc.), além do estacionamento exclusivo para hóspedes.

“Estes valores já incluem capital de giro. Uma estimativa detalhada é fornecida durante o processo de candidatura para garantir transparência e planejamento adequado”, explica Ana Luiza Russo, empresária e idealizadora da Villa Ayê.

A previsão de faturamento é em torno de R$ 2 milhões ano e lucratividade de 21%. O negócio tem potencial de alta rentabilidade por conta da crescente procura por hospedagens voltadas às famílias multiespécies. Movimento este já observado na pandemia, quando uma pesquisa realizada pela Decode, em 2021, revelou que as buscas por “hotéis pet friendly” e por informações de como levar cachorro em avião cresceram 238% e 170%, respectivamente. De forma prática, na plataforma Airbnb houve um aumento de 100% nas reservas em estadias que aceitavam pets no 1º trimestre de 2023, em relação ao mesmo período do ano anterior.

Diferencial

Destaca-se no mercado a Villa Ayê pela abordagem 100% pet friendly e por dispor de instalações e serviços especializados que vão além das expectativas das famílias multiespécies. Os tutores podem esperar não apenas acomodações adaptadas e aconchegantes, mas serviços exclusivos para os pets como café da manhã e área de banho, além dos profissionais dedicados a proporcionar uma estadia agradável tanto para os hóspedes pets quanto para os humanos.

“Cada quarto é um lar e cada hóspede é um amigo. Seremos uma rede de pousadas boutique, onde o conforto, o bem-estar e a segurança se fundem com a diversão e a liberdade, em um ambiente intimista e muito aconchegante”, ressalta a empresária.

Além disso, o compromisso com a sustentabilidade, a comunidade local e a causa animal a posiciona como uma marca de escolha para hóspedes conscientes e engajados socialmente. A inovação contínua e a adaptação às tendências de mercado também são pilares da competitividade.

Franqueado

O processo para se tornar um franqueado Villa Ayê começa com preenchimento de um formulário de interesse no site, seguido de reuniões de avaliação para discutir objetivos, expectativas e compatibilidade. Os candidatos qualificados passarão por um processo de seleção, que inclui análise financeira, visita a uma unidade existente e treinamento inicial. Após a aprovação, é trabalhado o planejamento, desenvolvimento e lançamento.

A franquia fornece suporte operacional contínuo aos franqueados, acesso ao modelo de negócio testado e comprovado, treinamento operacional e gestão de reservas, além de consultoria estratégica para garantir o sucesso e a rentabilidade do negócio. O marketing também é todo feito pela franqueadora.

Excelência

A Villa Ayê é o update do Chalés Santa Catarina, inaugurado em 2015, na cidade de Socorro, aos pés da Serra da Mantiqueira. Desde o início a pousada aceitava pets, inclusive a proprietária tinha três gatos e dois cachorros. Vivia na pele a dificuldade que era viajar e não ter hospedagem em lugares legais que aceitassem bichos ou que aceitavam só cachorros de pequeno porte, por exemplo.

A situação serviu de insight e Ana Luiza decidiu que na pousada todos os membros das famílias seriam bem-vindos: pais e filhos humanos e os filhos pets de qualquer raça, porte ou tipo. Aos poucos adaptou o espaço para melhor atender este público e criou um pequeno paraíso, que garante o bem-estar, conforto e segurança de todos.

Não demorou muito para a pousada se tornar referência no segmento de hospedagem pet friendly. “Nascemos de uma pequena pousada no interior de São Paulo e com a nossa excelência e expertise ajudamos a criar um nicho de mercado: o da hospedagem feita para os pets, mas que aceita os humanos”, conta orgulhosa a empresária. “É este conceito que queremos espalhar por todo Brasil”.