A busca por uma melhor recolocação no mercado de trabalho tem aumentado a demanda por serviços educacionais de qualidade em todo o Brasil. Com esse mercado aquecido, a busca por opções de negócios com baixo risco atraem atenção para quem procura empreender com uma franquia.
De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento de educação teve um aumento de 13,2% no faturamento em 2022, em relação ao ano anterior. Já a HolonIQ (empresa de inteligência de mercado que monitora os negócios globais de educação e edtech) afirma que o setor de educação deverá ter 10 trilhões de dólares de faturamento até 2030, e até 2050 mais de 2 bilhões de graduados em escolas, universidades e cursos alternativos ao redor do mundo.
Décio Marchi, diretor executivo da franquia Via Certa Educação Profissional, avalia que no Brasil a carência educacional ainda é sentida em várias regiões brasileiras, o que desperta o interesse de investidores em abrir negócios para suprir essa alta demanda reprimida. “A escolha pelo franchising é a segurança que o modelo oferece, know-how, e principalmente, o retorno esperado. Além do mais, também envolve a questão de empreender com propósito, já que estamos contribuindo para a evolução das pessoas e formando profissionais para o mundo”, diz.
O empresário salienta que cidades pequenas são muito prósperas para abrir uma franquia de educação devido à baixa concorrência.
Franquia 8 em 1
A Via Certa oferece 44 opções de cursos em oito áreas do conhecimento, o que a transforma na franquia mais completa de cursos profissionalizantes, tanto para jovens como para adultos com garantia de uma certificação.
As áreas oferecidas são: administração e vendas; beleza e estética; gastronomia; idiomas; indústria e energia; informática e tecnologia; reforço escolar, e saúde. Sua metodologia diferenciada abrange cursos de acompanhamento para as características particulares de cada aluno, sendo esta preparação resultante no total aproveitamento do aprendizado por meio do ensino individual, de acordo com o ritmo de cada aluno gerando uma aprovação de 95%.
Os cursos Via Certa proporcionam a possibilidade de atender os pré-requisitos exigidos em empresas no mercado de trabalho dos candidatos, tornando assim, os alunos aptos a ingressarem em um novo emprego ou ainda na promoção de sua carreira.
Presença marcante no interior
Hoje presente em dez estados, 94% das unidades Via Certa estão localizadas em cidades do interior, exceto as operações de Recife (PE) e Fortaleza (CE). Décio conta que abrir uma franquia em cidades menores funciona como um diferencial de atração, já que é comum que moradores dessas regiões viajem a outra localidade para consumir os serviços e produtos indisponíveis em sua cidade. Além de tudo, o custo de vida é bem mais baixo e ainda é muito comum morar perto do emprego, ou seja, o encurtamento do trajeto – casa-trabalho acaba sendo outro grande atrativo, tornando as despesas mais acessíveis.
“Contar com uma rede estruturada e conhecida regional facilita o processo de implantação de uma franquia, bem como a divulgação do negócio. Cidades maiores tem também suas vantagens, porém o cenário vem mudando e as franqueadoras enxergam de forma positiva essa migração para o interior. A Via Certa nasceu no interior de São Paulo e sabemos muito bem a importância que esses locais têm para dentro do nosso modelo de negócio”, pontua Marchi.
Modelo de negócio
A Via Certa oferece dois modelos de negócios na modalidade física, com possibilidade de empreender em cidades a partir de 20 mil habitantes. Quanto menor a região, menor será o investimento para implantação da franquia, que solicita investimento inicial a partir de R$ 84 mil (já incluso a taxa de franquia e os gastos para instalação).
“O franqueado pode começar a operar com uma estrutura menor, com apenas três cursos, o que vai gerar menos custos para ele, e com o tempo, expandir para uma estrutura maior e mais completa. No nosso estudo e projeto de expansão, notamos que mais de 2 mil praças no Brasil estão disponíveis para receber uma unidade Via Certa, o que mais uma vez mostra as condições favoráveis de mercado e a facilidade administrativa em abrir um negócio no segmento de educação”, finaliza o empresário.