A culinária brasileira chama a atenção por ser uma gastronomia com uma enorme variedade de ingredientes e o seu extenso cardápio. Dessa forma, é possível encontrar inúmeros negócios gastronômicos no país, cada um com um segmento diferente, atendendo a todos os tipos de gostos.
Segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), a gastronomia brasileira movimenta cerca de R$ 250 bilhões por ano. O aumento na procura por bares e restaurantes é um fenômeno que deve continuar em alta, pelo fato da retomada dos serviços e da abertura de novas empresas nesse ramo.
Com o aumento no número de negócios no setor gastronômico, também é possível notar uma maior demanda em contratações. A Abrasel estima que a contratação de colaboradores para o setor obteve um aumento de 31% no ano passado. Além disso, a pesquisa mostra que 20% das empresas estavam em busca de contratar serviços especializados como chef de cozinha, auxiliar de cozinha, garçons e gerentes.
Visualizando esse cenário, a Via Certa Educação Profissional – marca com atuação no mercado de cursos profissionalizantes – está lançando neste mês de fevereiro os seus cursos na área gastronômica. “É um nicho que está em constante alta, seja para contratações ou abertura de novos negócios. Com o curso, o aluno consegue abrir a sua própria empresa ou trabalhar em restaurantes”, comenta o diretor executivo, Décio Marchi.
Novos cursos
A Via Certa conta com mais de 40 cursos em diversos segmentos, porém ainda não tinha nada voltado para a gastronomia. Depois de realizar alguns testes em uma de suas unidades, percebeu que esse era o momento certo para adicionar a modalidade na grade de todas as unidades.
“Nós fizemos diversos testes na unidade de Novo Horizonte/SP, durante dois anos. A escola registrou um excelente resultado, conseguindo mais de 200 alunos para o curso de gastronomia”, afirma Décio.
Os cursos oferecidos pela Via Certa dentro da área gastronômica terão duração de cinco meses e serão de: Pães e Salgados; Confeitaria; Gastronomia e Garçom.
Aumento nas matrículas
No início do ano é comum que muitas pessoas busquem por novas opções de cursos, tanto para se especializar em uma área quanto para mudar seu segmento de atuação. Dentro disso, muitos observam o movimento atual do mercado para escolher a qualificação certa naquele momento.
“Dessa maneira, observando a alta que a gastronomia brasileira vem registrando seguidamente, nossa expectativa é bem alta para os novos cursos. Esperamos registrar um aumento de 15% na quantidade de matrículas mensais”, garante o diretor executivo da Via Certa.
Bolsa de estudos
Para quem deseja ingressar em um dos novos cursos da Via Certa, mas possui algum impeditivo financeiro, a franquia irá oferecer bolsas de estudos e isenções para ajudar o possível aluno.
“O aluno deverá entrar no nosso site e se cadastrar. Após esse processo, nós iremos analisar o perfil e verificar qual bolsa de estudos podemos disponibilizar. Serão ofertadas bolsas de até 50%, além de isenção na taxa de matrícula”, finaliza Décio.