A cidade de Jardinópolis-SP ganha um importante reforço no setor de qualificação profissional com a inauguração da unidade da franquia Via Certa Educação Profissional. A frente do novo negócio está o administrador Jeferson Pereira Gomes, de 43 anos, profissional com uma sólida trajetória em cursos profissionalizantes, que agora aposta no modelo de franquia para crescer de forma estruturada.
A nova escola está localizada na Rua Domiciano Alves Resende, 24 – Centro, e marca um novo capítulo na vida do empreendedor, que desde os 13 anos atua em instituições de ensino técnico e profissionalizante. Com investimento de cerca de R$ 90 mil, entre estrutura e taxa de franquia, Jeferson espera faturar até R$ 50 mil mensal ainda este ano, consolidando a unidade como referência na formação de mão de obra na cidade.
“Trabalhei em todos os setores de uma escola: de professor a diretor. Sempre acreditei no poder transformador da educação, principalmente quando conseguimos encaminhar alunos ao mercado por meio das nossas agências de estágio”, afirma Jeferson.
Além de Jardinópolis, o empreendedor já atua com uma unidade Via Certa em Batatais-SP, assumida por meio de repasse em maio deste ano. A nova operação representa um passo estratégico na migração de suas escolas de bandeira própria – presentes em cidades como Brodowski, Pradópolis e Morro Agudo – para o modelo franquia, com a Via Certa.
Expansão planejada e aposta no setor de beleza e confeitaria
Com forte identificação com o setor educacional e foco exclusivo no gerenciamento das unidades, Jeferson tem metas ambiciosas: pretende atingir 10 escolas na região de Ribeirão Preto nos próximos anos. Os cursos que devem atrair maior demanda na unidade de Jardinópolis são das áreas de beleza, como Barbeiro e Confeitaria, segmentos com alta procura e retorno rápido no mercado de trabalho.
Escolha estratégica da franquia
Segundo o franqueado, a escolha pela Via Certa foi resultado de uma busca ativa por redes que oferecessem suporte completo e modelo consolidado. “Eu já sabia que precisava de uma franquia. Conheci a Via Certa por meio de redes sociais, visitei uma unidade e logo me identifiquei. A estrutura e o modelo de negócios me chamaram a atenção, principalmente pela facilidade de já ter muitos processos prontos para aplicar”, explica.
Mercado de educação segue aquecido
Com o avanço da tecnologia e as mudanças constantes nas exigências do mercado de trabalho, a demanda por cursos profissionalizantes segue crescente no Brasil. De acordo com dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising), o segmento de Educação apresentou crescimento de 12,9% em faturamento no primeiro trimestre de 2025, comprovando a busca do mercado por qualificação.
“As pessoas sempre vão precisar se qualificar. A escola é a porta de entrada para muitos jovens e adultos conquistarem o primeiro emprego ou darem um novo rumo à carreira”, finaliza Jeferson.






