Montar uma empresa com algum membro da família tem sido algo cada vez mais corriqueiro no Brasil. Isso se deve ao fato de os empreendedores terem mais confiança com um familiar, além de contar com uma abertura maior para resoluções de problemas e novas ideias para o negócio.
De acordo com o último levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil, 90% das empresas possuem caráter familiar. Dessa maneira, elas chegam a representar cerca de 65% do PIB, além de serem responsáveis por gerar empregos para 75% dos trabalhadores no país.
Segundo o índice Global de Empresas Familiares, as 500 maiores empresas familiares do mundo, no total, geraram US$ 7,28 trilhões em receitas e empregaram 24,1 milhões de pessoas em 2021. Além disso, um estudo global da PwC mostrou que 36% das companhias desse tipo vão para a segunda geração.
Visualizando esse cenário, os irmãos Felipe Pomar de Almeida e Silva, 27 anos, e Gabriel Pomar de Almeida e Silva, 32 anos, investiram recentemente no primeiro negócio próprio da família. Trata-se de uma unidade da Via Certa Educação Profissional – marca com atuação no mercado de cursos profissionalizantes – que foi inaugurada na cidade de Guaíra/SP, no dia 9 de fevereiro, estando localizada na Rua 10, 647, Centro.
“Desde que eu e meu irmão decidimos investir em um negócio próprio, começamos a procurar várias empresas, em umas dessas pesquisas a Via Certa apareceu. Vimos muitas marcas de vários estilos e segmentos, mas o formato e a solidez da franquia, junto com a rentabilidade e os benefícios que agregamos na sociedade como um todo, fez com que escolhêssemos a rede de cursos profissionalizantes”, comenta Felipe.
Trajetória
Felipe conta que sempre sonhou em estudar Ciências Contábeis, com isso, aos 17 anos ele se mudou para São José do Rio Preto/SP, após conseguir uma bolsa de estudos de 100% para o curso.
“Me formei aos 21 anos, logo após fiz pós-graduação em auditoria e perícia contábil e, ainda muito novo, aos 23 anos, me tornei professor universitário. Atuei em várias empresas de pequeno a grande porte, sendo no ramo de consultoria empresarial nos últimos dois anos até encontrar a Via Certa”, detalha Felipe.
O empresário ainda afirma que ele e o irmão irão conciliar os empregos anteriores com o novo negócio. “Vou manter as aulas na faculdade, com isso, estarei viajando semanalmente de Rio Preto para Guaíra. Já o Gabriel irá permanecer no seu trabalho como corretor de imóveis em São Paulo/SP, dando apoio remoto nos trabalhos da nossa unidade.”
Setor de educação
O franqueado da Via Certa já possui experiência no ramo da educação, porém apenas como professor. Agora, como empresário, ele acredita muito que seja um segmento que pode mudar a vida de muitas pessoas.
“Para isso, basta tomar somente uma decisão, que é a de se capacitar. Dessa maneira, as minhas expectativas são ótimas, principalmente durante o pós-pandemia, apostando muito forte nas aulas práticas, além das online”, conta Felipe.
Para a sua nova experiência, agora como empreendedor, ele afirma que será um desafio diário. “Nós achamos que vamos trabalhar menos, mas é totalmente o contrário. Toda fase da implantação, cronograma, acompanhamento de obra acaba surgindo dificuldades que temos que ir contornando. Mas são coisas que estamos conseguindo ajustar e vamos sempre superar.”
Mercado da região
Para o empresário, o mercado de cursos profissionalizantes vem crescendo muito em todo país, mas na região de Guaíra ainda é um segmento pouco explorado, mas tendo agora a Via Certa irá gerar uma grande contribuição para o crescimento regional.
“Esperamos que todos os cursos tenham uma grande adesão, porém estamos apostando muito nos cursos da área da estética e beleza. Iremos trazer muitas novidades nessa área para o município e região”, salienta Pomar.
Investimento e metas
Os irmãos Felipe e Gabriel investiram aproximadamente R$ 150 mil na nova unidade da Via Certa em Guaíra. A expectativa deles é de atingir o ponto de equilíbrio no negócio muito em breve.
“Nosso objetivo a curto prazo é atingir 300 matrículas. Já a médio prazo é de 400 matrículas e a longo prazo temos a pretensão de atingir 1000 matrículas, sendo a capacidade total da unidade”, detalha o franqueado.
Para o futuro, os irmãos pretendem continuar investindo na franquia de cursos profissionalizantes. “Nós pretendemos abrir novas unidades na região de Guaíra, indo em direção de Barretos/SP e Ribeirão Preto/SP. No segundo momento, queremos partir para o estado de Mato Grosso”, finaliza Felipe.