Oferecer suporte ao franqueado é o primeiro passo e a base para garantir que o investidor tenha segurança na execução dos serviços, já que em muitos casos, o franqueado nunca teve experiência com gestão ou no segmento que está abrindo o negócio.
A Via Certa Educação Profissional (rede com atuação no mercado de cursos profissionalizantes) aposta nessa frente como uma das maiores forças da rede.
André Marchi Oliveira, diretor de operações da Via Certa, conta que todos os meses a franquia realiza uma videoconferência com os franqueados para fazer uma análise do resultado do mês anterior e planejar as ações do próximo mês. “Aproveitamos para discutir sobre as tendências de mercado, novos cursos, ações. Entender quais dificuldades esse franqueado vem sentindo para então auxilia-lo”, diz.
Equipe preparada
A Via Certa é completa em todos os setores quando o assunto é diferencial. A rede conta com uma equipe apta para atuar em todas as áreas necessárias para uma boa desenvoltura no negócio:
-Uma consultora comercial responsável por todo o suporte na área de vendas, como desenvolvimento de campanhas, acompanhamento de resultados, etc.
– Há ainda, uma consultora de RH, responsável em contratar todos os colaboradores das franquias e acompanhar as aulas da UNIVC (Universidade Corporativa).
– Para o marketing da Via Certa, há um consultor para desenvolver as peças publicitárias e dar todo o suporte necessário aos franqueados nas campanhas das redes sociais.
– Na área pedagógica e administrativa são dois consultores. Uma delas é responsável apenas pela área de idiomas, para fazer o acompanhamento das aulas, contratação de educares e treinamentos. E o outro profissional é responsável pelo controle de retenção dos alunos, qualidade das aulas, frequência, treinamento de novos instrutores e suporte no financeiro.
“Através do nosso suporte o franqueado não se sente perdido, pois muitos não possuem experiência na área da educação profissionalizante. Desta forma, conseguimos fazer com que todas as unidades consigam atingir seus resultados”, acentua Oliveira.
Trabalho in loco
A consultoria in loco é feita assim que a unidade é inaugurada. A equipe de suporte e montagem permanece durante três dias in loco auxiliando o franqueado na montagem da escola e treinando os colaboradores. Após a inauguração é realizado os treinamentos regionais chamado de “Renovare”, voltado para franqueados e equipe de liderança. Este encontro é realizado a cada três meses em várias regiões diferentes.
Reuniões on-line
A franquia Via Certa, mês a mês, acompanha o desempenho do franqueado até que ele atinja o ponto de equilíbrio. Este acompanhamento é feito através de uma reunião on-line com o empreendedor para que possa ser feito as correções necessárias e planejar as ações do mês.
Oliveira enfatiza que um suporte eficaz, diferenciado e individual contribui em situações emergenciais, como essa em que os empreendedores vêm tendo que lidar, em razão da pandemia causada pelo coronavírus.
“O principal é o franqueado acompanhar toda a operação da sua unidade. A franqueadora dá o suporte, mas precisamos dele lá na ponta fazendo as correções e acompanhando o trabalho de cada colaborador da sua equipe”, reforça Oliveira sobre ter uma boa gestão de rede operacional.
Estratégia para lidar com a crise
A Via Certa migrou suas aulas para o ambiente digital para possibilitar que os franqueados continuassem atuando através do home office, mesmo com o fechamento temporário das escolas. Dessa forma e com segurança, os alunos continuam estudando por meio de videoconferência e plataforma individualizada. A ideia é fazer com que as pessoas usem o tempo ocioso com o ensino profissionalizante à distância. A medida vale para os alunos já matriculados, bem como novos que desejam a capacitação profissional.
“Encontramos essa alternativa para que os franqueados continuassem trabalhando durante esse período em que as unidades estão fechadas. E principalmente para que os alunos não ficassem desamparados, tendo como foco levar o conhecimento e aprendizado. É possível que , em breve, os cursos on-line se ganhem espaço e se tornem permanentes na rede juntamente com os presenciais”, conclui o diretor de operação.