Com as lojas físicas fechadas, muitos brasileiros estão recorrendo à compra pela internet para garantir alguns produtos, que vão desde comida, remédios, eletrônicos, roupas, entre muitas outros itens para consumo.
O impacto do coronavírus fez com que as empresas adotassem medidas para estimular as vendas, principalmente aquelas que oferecem o e-commerce. A franquia Mardelle, rede especializada na comercialização de artigos de moda íntima, trabalha desde 2016 com vendas on-line pelo site da empresa. Porém, nas últimas semanas, viu as vendas dobrarem de volume.
Vantagens nas compras on-line
Marcus Gonçalves, diretor comercial da franquia Mardelle, conta que, para fomentar as vendas on-line, foram criadas campanhas. Entre elas, o frete grátis para todo o Brasil; descontos em peças com preços competitivos; promoção comprando seis peças o cliente só paga cinco, além de poder parcelar em até seis vezes sem juros.
“Vejo que teremos um desafio muito grande pela frente. Nós, empresários, vamos ter um papel fundamental na reconstrução da economia. Vamos ter que ter bastante sabedoria e serenidade para as muitas negociações que faremos no pós-quarentena. Este momento que vivemos é inédito na vida de todos nós. Acredito que muitas coisas não serão as mesmas após este episódio”, avalia Gonçalves.
Por ser uma rede fortemente atuante na grande Belo Horizonte – na região mineira são 14 unidades – as entregas das compras on-line na região metropolitana vêm ocorrendo por meio do motoboy da empresa, que até então estava ocioso. Nas demais regiões do país, as peças são enviadas pelos Correios.
Gonçalves explica que, para atender a demanda, gerentes e supervisores viraram vendedores. “A separação dos produtos é feita em nossa central, onde monitoramos todos os estoques das lojas e de onde despachamos todos os pedidos”, diz.
Na grande BH, as vendas também ocorrem pelo WhatsApp da empresa, que é como um assistente do site. O diretor pontua que o site é usado como uma vitrine do negócio. Nele, há uma equipe com três pessoas monitorando o tempo todo, para melhor ajudar e atender os clientes. A separação dos produtos é feita na central, por meio do monitoramento dos estoques e despacho de todos os pedidos.
Equipe empenhada
A franquia Mardelle criou um comitê de gestão de crise. Os colaboradores das lojas estão empenhados em fazer as vendas acontecerem. Para isso, o pessoal do administrativo está trabalhando em home office, fazendo a “retaguarda” da operação, negociando com fornecedores e prestadores de serviços, locadores de imóveis, folha de pagamento etc.
Já a equipe de marketing da franqueadora está alimentando as redes sociais com peças promocionais focados em conversão de vendas.
“Assim estamos lutando esta guerra. Esperamos sair mais fortes, unidos e, acima de tudo, vencedores. Fazer com que nossos produtos fiquem mais conhecidos no mercado e possamos encantar nossos clientes, assim como viemos fazendo nestes últimos 25 anos de Mardelle”, finaliza o diretor comercial.
A expectativa é que o volume de vendas no e-commerce nos próximos meses chegue a triplicar.
O mix de produtos Mardelle compreende linha básica feminina, masculina e infantil, bem como linha noite e maternidade. Os produtos são de fabricação própria. A marca está no mercado de franchising desde 2007 e, atualmente, conta com 22 unidades, entre próprias e franqueadas.