Valor de investimento atrai empreendedores para o universo das microfranquias

No mundo dos negócios, aspirantes a empresários procuram investir em algo seguro e rentável. E as franquias aparecem como a concretização de um sonho, já que o sistema de franchising proporciona segurança, o que dificilmente é encontrado em outras formas de negócio por tratar-se de uma experiência bem-sucedida do franqueador.

E os números fazem brilhar os olhos de possíveis investidores. De acordo com uma pesquisa feita pela ABF, o franchising manteve um baixo índice de fechamento de negócios em 2014. De acordo com o levantamento, a mortalidade de empresas no sistema de franquias foi de 3,7% em 2014, já em relação aos negócios tradicionais, segundo o SEBRAE, é de 24,9% em dois anos.

Em 2014 foi registrado ainda um aumento de empresas franqueadoras oferecendo ao mercado modelos de microfranquias. Essa modalidade de negócio cresceu 14,7% de 2013 para 2014. Das 2.942 redes existentes no Brasil, 433 possuem modelo microfranquias. 

O valor de investimento é o grande motivador do avanço deste setor; até R$80mil. Os empreendedores que optam por este formato gastam menos para iniciar uma operação e têm as mesmas vantagens dos franqueados de unidades padrão.

A TRC Sustentável, como próprio nome sugere, é especializada no desenvolvimento e comercialização de projetos sustentáveis. Fundada em 2004 pelo empresário Anderson Silva, a empresa, em agosto de 2013, adotou o modelo de franchising, vendendo microfranquias em todo o Brasil.

O investimento inicial para se tornar um franqueado da TRC é de R$45mil, com retorno de investimento estimado de 7 a 8 meses. “O investimento além de ser menor, o franqueado recebe um modelo de negócio que já funciona no comércio, com manuais operacionais, suportes nas áreas técnicas, comercias e jurídicas, dentre outras, e um plano de marketing mais agressivo. Ele ganha muito com isso”, falou Anderson.

De acordo com o diretor executivo, o objetivo da rede sustentável sempre foi expandir o negócio, seguindo o mesmo modelo da empresa. “Vimos uma grande oportunidade no franchising por ser um mercado de constante crescimento e procura. Nós oferecemos um negócio com valor acessível, e que ainda contribui muito para o benefício da população; tanto para o bolso quanto para o meio ambiente”, falou Anderson.  

Diferencial é sinônimo da TRC nos dias de hoje. Atualmente, a rede é a única que atua como franquia no segmento de gestão de consumo de água, com projetos voltados a todos os consumidores, com foco em economizar água e o dinheiro do cliente.

E quando citamos sustentabilidade, Anderson é o primeiro a defender a causa. “A sustentabilidade passou nesses últimos anos a ser uma necessidade a todos, independente da classe social. Adotar medidas voltadas para ela é uma questão de sobrevivência para os próximos anos”, falou.

A TRC têm atualmente 37 unidades distribuídas por 15 estados brasileiros. A franqueadora oferece treinamento técnico mensal na sede da empresa, nele os franqueados aprendem conceitos de implantação, operação e gestão de sua franquia.  Além disso, Reuniões de Apoio ao Franqueado (RAF), são realizadas quinzenalmente ou quando houver necessidade. Tudo isso, para oferecer suporte e se manter sempre próximo dos seus franqueados.

Anderson diz que agora quer alçar voos maiores. “O sonho de conquistar unidades de microfranquias pelo Brasil já é uma realidade. E para conquistar novos agregados, pretendemos investir na estrutura e em novos projetos sustentáveis. Além disso, queremos também expandir nossa rede para os mercados internacionais”, concluiu.  

Sobre TRC:

A TRC Sustentável (Tecnologia em Redução de Custos) é uma rede voltada para o desenvolvimento e comercialização de projetos voltados à sustentabilidade, auxiliando na preservação do meio ambiente. Fundada em 2004, a empresa adotou o modelo de franchising em 2013, e hoje possui mais de 30 unidades em 15 estados brasileiros. A TRC Sustentável se destaca no mercado por seus projetos e serviços exclusivos que auxiliam na redução de consumo de água significativamente. Entre eles o PGA, um projeto que inclui consultoria, know how, prestação de serviços e dispositivos aplicados que evitam desperdício de água, gerando economia. 

Renata Brito – Fatos&Ideias Comunicação

Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito!