A instabilidade provocada pela COVID-19 na economia mundial tem afetado os planos da maioria das pessoas. Muitos, inseguros sobre como os mercados irão se comportar pelos próximos meses estão adiando investimentos. Mas será que é o momento de abrir mão, pelo menos temporariamente, do sonho de empreender no mercado de Turismo?
Não é novidade que o Turismo vem sem sendo profundamente impactado pela pandemia. Com fronteiras fechadas e pessoas confinadas em suas casas, viagens e eventos precisaram ser cancelados ou adiados. Diante desse cenário a pergunta é: devo esperar a crise passar e acompanhar como esse mercado irá reagir, para só então tirar da gaveta o sonho de empreender?
Para a Flyworld Viagens, franquia de Agências de Viagens, com 50 unidades no país e mais de 30 anos de expertise no mercado de Turismo, esse momento, apesar de delicado, é bom para tirar do papel aquele sonho de empreender. “Diferentemente de outras crises, que afetaram apenas determinados mercados, agora a baixa se dá em praticamente todos os segmentos. E quando a pandemia passar haverá uma reação. O diferencial do mercado de turismo, é que ele já vinha em uma crescente nos últimos anos, isso fará com que sua recuperação seja mais rápida”, explica Márcia Ximenes, Diretora de Expansão da Flyworld.
Outro ponto favorável para quem decide empreender no modelo Franchising é o fato de já haver um modelo de negócios pronto e testado, além de toda a expertise e suporte que as franqueadoras oferecem aos franqueados. “Investir em uma franquia tem como diferencial importante o fato de não precisar iniciar o negócio do zero. O empreendedor conta com o suporte, a expertise e a marca já reconhecida da franqueadora, o que diminui os riscos”, comenta Márcia.
Seja por opção ou necessidade, já que muitas pessoas decidem empreender quando ficam desempregadas, é importante que o futuro empreendedor analise o seu momento, os seus pontos fortes, qual o segmento de interesse e o valor que tem para investir. Empreender nesse momento de estagnação do mercado pode ser muito positivo, pois permite que o novo empresário tenha tempo de ajustar a sua operação para quando o mercado iniciar a retomada, que no caso do turismo deve ser a partir de outubro, o negócio esteja preparado para receber uma maior demanda de clientes.