Usaflex encerra o ano de 2023 com 16 prêmios e reconhecimentos

O 3º lugar no Brasil de Melhores Empresas para Trabalhar no Varejo foi a mais recente conquista

foto Marcello Cavalcant

Com certeza 2023 foi para a Usaflex, rede de franquias de calçados femininos, um ano de muitas conquistas. No ano em que a calçadista gaúcha completou 25 anos, obteve 16 prêmios e reconhecimentos, sendo quatro deles inéditos para a companhia, e outras 12 recertificações.

Dentre as novas conquistas está o Destaque em Saúde Emocional no Ranking Varejo do GPTW. O Ranking Nacional destacou apenas oito varejistas dentre as 60 empresas ranqueadas em todas as categorias, com as melhores práticas voltadas para a saúde mental dos colaboradores. Outra nova certificação recebida foi o Selo SESI de Boas Práticas em Saúde e Bem-Estar. A certificação lançada pelo GPTW-RS, em parceria com o SESI-RS, visa reconhecer e certificar indústrias que priorizam práticas relacionadas a ambientes saudáveis e buscam criar excelentes lugares para trabalhar.

Houve ainda a premiação em uma nova categoria do Prêmio Época Reclame Aqui – Calçados, Bolsas e Acessórios – Ecommerce, na qual a Usaflex conquistou o 1º lugar. Já no âmbito da Sustentabilidade, a nova certificação recebida foi o Prêmio Destaque em Sustentabilidade, concedido pela ABICALÇADOS – Associação Brasileira das Indústrias de Calçados, para o seleto grupo de empresas com certificação Diamante no Programa Origem Sustentável.

Além das quatro novas certificações, a marca também avançou posições e pontuações nas certificações e rankings do Great Place to Work – Melhores Empresas para Trabalhar. A nota da Certificação do GPTW, que mede a percepção dos colaboradores por meio de uma pesquisa, aumentou dois pontos em relação ao ano anterior. No Ranking GPTW do Rio Grande do Sul, região natal da empresa, houve o avanço em quatro posições em relação a 2022, estando a Usaflex em 7º lugar no estado.

Já no Ranking GPTW Nacional Indústria o avanço foi de 20 posições em relação ao ano anterior, colocando a Usaflex em 18º posição, sendo a única calçadista no universo de 50 indústrias de Grande Porte de todo o país. Além disso, neste ranking a organização recebeu o Destaque em Saúde Emocional pela segunda vez consecutiva, diante de 100 indústrias premiadas em todos os portes.

E a mais recente conquista, como já mencionado, foi a 3ª colocação, dentre 25 premiadas de Grande Porte, no Ranking GPTW Nacional Varejo. Neste ranking, a Usaflex subiu três posições e recebeu o Destaque em Saúde Emocional pela primeira vez.

Os demais reconhecimentos recebidos no ano contemplam a Recertificação em Nível Diamante no Programa Origem Sustentável, que analisa as práticas ESG da empresa. O 2º lugar na categoria Calçados – Fabricantes do Prêmio Época Reclame Aqui, no qual desde 2015 a companhia possui RA1000 – a nota máxima atribuída pelos consumidores. Selo Melhores Franquias do Brasil, concedido pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, por meio de pesquisas realizadas junto aos stakeholders.

O Selo de Excelência em Franchising, concedido pela ABF – Associação Brasileira de Franchising para as redes em destaque pelo desempenho e qualidade, como também por meio de pesquisa junto aos franqueados. Selo ABVTEX em nível Prata, concedido pela Associação Brasileira do Varejo Têxtil. Campeãs da Inovação, sendo a Usaflex líder na categoria Couro e Calçado, estando em 11ª posição no Ranking Geral, e também o selo Perfil Energia + Limpa, concedido pela Perfil Energia, que contempla a contabilização dos gases de efeito estufa deixados de emitir pela organização, através da compra de energia renovável no Ambiente de Contratação Livre.

A seguir a relação completa dos 16 reconhecimentos recebidos em 2023 pela Usaflex:

– Certificação GPTW – Melhores Empresas para Trabalhar – 7º ano consecutivo
– 7º lugar no Ranking GPTW Rio Grande do Sul
– 3º Lugar no Ranking GPTW Nacional Varejo
– Destaque Saúde Emocional no Ranking GPTW Nacional Varejo
– 18º lugar no Ranking GPTW Nacional Indústria
– Destaque Saúde Emocional no Ranking GPTW Nacional Indústria
– Certificação Origem Sustentável – Nível Diamante
– Selo SESI/GPTW de Boas Práticas em Saúde e Bem-Estar
– 1º lugar Prêmio Reclame Aqui – Categoria Calçados, Bolsas e Acessórios – Ecommerce
– 2º lugar Prêmio Reclame Aqui – Categoria Calçados – Fabricantes
– Selo Melhores Franquias do Brasil / Pequenas Empresas & Grandes Negócios
– Selo Excelência em Franchising / ABF
– Destaque em Sustentabilidade/Abicalçados
– Selo ABVTEX
– Campeãs da Inovação / Revista Amanhã
– Selo Perfil Energia + Limpa

Segundo Sérgio Bocayuva, CEO da Usaflex, o ano de 2023 vai ficar marcado na história da empresa. “Inovamos em todos os setores, trabalhamos muito e, em nenhum momento, deixamos de pensar em nossos colaboradores, franqueados, consumidores, fornecedores e parceiros de negócio. Tantos reconhecimentos, e até mesmo o significativo avanço na maioria deles, demonstram a nossa evolução e que estamos no caminho certo”, diz ele.

Para Daniela Paula Colombo, Diretora Jurídica e de Desenvolvimento Humano Organizacional, todos os reconhecimentos incentivam a equipe a trabalhar cada dia mais em busca da excelência em todos os setores. “Os nossos colaboradores têm orgulho de trabalhar em uma empresa que os reconhece, e é admirada e considerada uma das melhores empresas para trabalhar do Brasil. E já estamos trabalhando em novas ações para 2024 que impactem a vida dos nossos colaboradores, parceiros, consumidores e sociedade”, completa Daniela.