Uma franquia animal

A Fórmula Animal manipula medicamentos veterinários para o bem estar dos pets

A farmácia de manipulação veterinária Fórmula Animal foi fundada em 2010, em Santa Catarina. Essa rede de franquias manipula medicamentos exclusivos para animais.

A manipulação oferecida pela rede dispõe de produtos e serviços padronizados e personalizados que contam com um rigoroso processo de controle de qualidade.

Manipular os fármacos na dose certa evita a partição e desperdício de comprimidos. Além disso, são adicionados sabores adequados ao paladar animal.

Atualmente a rede tem 27 unidades e quer crescer.

Conversamos com Renata Piazera, sócia-fundadora da Fórmula Animal, para entender melhor como a franquia opera e se relaciona com os franqueados. Confira.

Mapa das Franquias: Qual a dificuldade de fazer um pet tomar um remédio e como a Fórmula Animal contorna esse problema?

Renata Piazera: A dificuldade está tanto na adequação de doses bem como na administração. Na prática clínica veterinária, os medicamentos indicados aos animais são prescritos de acordo com seu peso corporal, sendo assim, um animal de 5kg deverá tomar uma determinada dose, já um animal de 12kg por sua vez, tem indicação para uma dose maior, proporcional ao seu peso.

Diante deste cenário a manipulação veterinária aparece como alternativa ao  profissional veterinário que ao prescrever tratamentos se depara com uma lacuna de doses e associações de medicamentos industrializados. Com a manipulação, é possível manipular o medicamento na dose certa, de acordo com o peso do animal e em variados sabores como bacon, carne, chocolate, fígado, azeitona, bacalhau, frango, banana, cereja, baunilha, morango e outros, proporcionando maior tranquilidade e prazer na hora da medicação do animal.

Mapa das Franquias: Quais são os tipos de pet atendidos e qual a equipe necessária para isso? Veterinários, farmacêuticos, outros? Isso encarece o produto final?

Renata Piazera: Cães e gatos ainda são o maior público. Mas é possível manipular para animais silvestres, roedores e equinos. Para a farmácia estar regularizada é obrigatória a presença de responsável técnico que de acordo com a legislação vigente pode ser um veterinário ou um farmacêutico.

O produto manipulado tende a ser mais barato que o produto comercial pois as matérias primas são compradas dos fornecedores que a indústria porem elimina custos intermediários, visto que o ativo é manipulado e vendido direto ao consumidor final sem ter que “passar” por distribuidores, representantes, altos impostos, e distribuição ao mercado.

Mapa das Franquias: Como funciona o floral de Bach na dosagem para animais? Sua eficácia é comprovada ou é uma espécie de placebo?

Renata Piazera: Os florais são considerados uma terapia alternativa tanto na medicina humana como veterinária. A eficácia é observada clinicamente pois os animais que usam apresentam excelentes resultados.

Mapa das Franquias: Mesmo com as dificuldades recentes da economia, que parece estar tendo uma retomada, os gastos com pet permanecem? O que explicaria isso?

Renata Piazera: O Setor Pet demonstra ser um dos poucos a manter certo equilíbrio em épocas de crise, afinal, o animal de estimação é muitas vezes considerado um membro da família brasileira e tratado como tal. Em casos de enfermidade do animal os proprietários não medem esforços e gastos para o tratamento deste.

A manipulação veterinária, destaca-se por suas inovações em fórmulas, ativos e formas farmacêuticas atraindo donos de pets que descobrem as vantagens que este tipo de serviço traz. Esse é o grande diferencial do mercado magistral veterinário dentro do setor pet, está sempre trazendo novidades afim de garantir retorno lucrativo e duradouro e driblar a crise quando essa existir.

Mapa das Franquias: Qual seria o perfil ideal do franqueado? Tem que amar pet? O quanto no dia a dia ele vai efetivamente interagir com pets?

Renata Piazera: Que ame os animais, goste de trabalhar com pessoas, tenha segundo grau e ensino superior completos e esteja disposto a se dedicar em tempo integral ao negocio!

Mapa das Franquias: Como é o treinamento dos novos franqueados? Envolve pets diretamente?

Renata Piazera: O treinamento envolve a parte farmacotécnica e de atendimento da franquia basicamente. Oferecemos diversos Manuais e literaturas que oferecem suporte no que diz respeito a segurança farmacológica de tratamentos e protocolos de patologias veterinárias. Não envolve os pets diretamente.

Mapa das Franquias: Quais os planos para 2018? Dá para crescer? Onde? Que regiões do Brasil parecem mais promissoras?

Renata Piazera: Sim, vamos continuar expandindo. As regiões de interesse são Santa Catarina, Paraná e Nordeste.